Agricultores viajam quatro dias em busca de conhecimento e inovação
Ratificando uma parceria que já dura nada menos que 28 anos, agricultores e líderes rurais do Nordeste brasileiro estão em Cascavel para, uma vez mais, participar do Show Rural em busca de conhecimento e inovação para impulsionar o agro daquela região brasileira.
O presidente da Carpil, Luciano Monteiro (foto), que lidera a iniciativa, destacou nesta segunda-feira (10) a grandeza do evento organizado pela Coopavel. "É uma das maiores universidades a céu aberto do mundo. Neste ano, estamos aqui buscando conhecer todas as inovações possíveis, especialmente na área de bioinsumos. Nada se perde, nada se cria, tudo se transforma, e o Show Rural novamente sai na frente na questão do insumo como mercadoria, que reduz nossos gastos com biofertilizantes e o consumo de produtos químicos", disse ele.
A caravana deste ano reuniu 70 pessoas, que percorreram 3,8 mil quilômetros em uma viagem de quatro dias, com apenas uma parada em hotel para descanso. Entre os participantes estão pesquisadores, técnicos de extensão rural, jovens, mulheres, produtores e dirigentes de cooperativas, além de técnicos de estados como Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia e Alagoas.
INSPIRANDO RONDÔNIA
O Sistema OCB Rondônia também está presente na feira de Cascavel. "Todos os anos fazemos questão de estarmos presentes aqui. O evento é um verdadeiro case de boas práticas, do qual aprendemos muito. O que vemos aqui é espetacular, maravilhoso e surreal. Levar esse conhecimento para Rondônia tem sido fundamental para o crescimento do setor no nosso estado", destacou Jorgelene de Matos, responsável pela área de relações internacionais da organização.
Inspirada no modelo e no sucesso do Show Rural Coopavel, o estado do Norte do Brasil criou a Rondônia Rural Show, feira que tem ganhado mais notoriedade a cada edição. Em 2024, na 11ª edição, ela movimentou mais de R$ 4 bilhões em negócios durante seus cinco dias de realização, reunindo mais de 270 mil visitantes. (Foto: Divulgação)