Agricultura familiar ganhará espaço amplo no Show Rural
Nesta segunda-feira (10) aconteceu a cerimônia de abertura da programação oficial do Espaço Impulso na 37ª edição do Show Rural, fruto de uma parceria entre Coopavel e Itaipu Parquetec firmada há três anos com o objetivo de disseminar tecnologia e inovação para o produtor rural. O ato teve a presença do presidente da cooperativa, Dilvo Grolli, e também do diretor geral da Itaipu, Enio Verri, além do superintendente do Parquetec, Irineu Colombo, e o vice-governador Darci Piana.
"Que Deus continue nos abençoando para trazer homens e mulheres de visões estratégicas não para o momento, mas para os próximos cinco ou dez anos. O que mais me sensibiliza é ver pessoas com um pensamento grandioso para a sociedade como um todo e que buscam o desenvolvimento com constância e visão de futuro", disse Grolli, lembrando que o Brasil preserva aproximadamente 61% de seu território e que atualmente planta em apenas 9%.
Depois, Verri destacou que pensar em inovação e meio ambiente é algo relativamente novo. "O que o Dilvo disse é fantástico, é possível sim aumentar a produtividade sem derrubar árvores. Para isso temos que romper paradigmas e pensar fora da caixinha e avançar cada vez mais", afirmou, ressaltando "a importância de repensarmos nossos conceitos, compreendermos o mundo em que vivemos e escolhermos um caminho para onde queremos ir".
Verri reforçou a ação conjunta com a Coopavel e colocou a Itaipu à disposição de parcerias para troca de experiências em busca de inovação. Disse que pretende investir nas duas pontas, não só em inovação, para isso anunciou que a Itaipu vai assumir a construção do barracão da agricultura familiar no parque do Show Rural, com um investimento estimado em aproximadamente R$ 2 milhões.
"Queremos garantir um espaço para que no próximo ano os agricultores que quiserem mostrar o que produzem com o suor do seu rosto e com o auxílio da ciência tenham isso garantido aqui no Show Rural", concluiu Verri.
O Espaço Impulso segue com inúmeras atividades até a próxima sexta-feira (14). A programação completa pode ser conferida clicando AQUI.
PLANTAS MEDICINAIS
Ainda no primeiro dia do Show Rural, Enio Verri assinou convênio de R$ 1 milhão com o Centro Popular de Saúde Yanten para promoção de ações visando a popularização do uso de plantas medicinais em sete municípios do Oeste paranaense: Medianeira, Serranópolis DO Iguaçu, Foz do Iguaçu, São Miguel do Iguaçu, Missal, Matelândia e Santa Terezinha de Itaipu.
"Esperamos, com esse convênio, incentivar o agricultor familiar a buscar alternativas para melhorar sua renda", disse Enio Verri. "Quando pensamos em saúde, pensamos em alimento e nas opções dos chás, com várias referências históricas e científicas. Esse convênio permitirá solidificar ainda mais esse trabalho e essas ações, cumprindo um papel extremamente importante", acrescentou o diretor de coordenação da binacional, Carlos Carboni. (Foto: Willian Brisida/Itaipu)