Cascavel pode criar duas novas secretarias. Mas precisa mesmo?
Em todo início de mandato, tanto no âmbito do Executivo quanto do Legislativo, é comum surgirem propostas de reestruturação da máquina administrativa, ou seja, de criação de novas secretarias destinadas a cuidar de temas específicos. E Cascavel não está fugindo à regra uma vez mais, tanto que já foram dados os primeiros encaminhamentos para a criação de duas novas pastas no âmbito do Executivo.
O primeiro caso já é de domínio público há quase 20 dias e se refere à criação da Secretaria Especial da Mulher, uma ideia respaldada inclusive pelo Ministério Público e pelo Poder Judiciário. Ao receber a sugestão, Renato Silva determinou a formação de uma comissão para analisar cuidadosamente o assunto, até pela existência já da Secretaria Especializada de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas sobre Drogas, que tem no comando Marcelo Silva, empresário do setor lojista e pastor da Igreja Assembleia de Deus. Esta análise deverá embasar a decisão do prefeito.
E nesta segunda-feira (10), data da segunda sessão ordinária da nova legislatura, os vereadores Cleverson Sibulski e Serginho Ribeiro protocolaram pedido endereçado ao prefeito para que seja criada também a Secretaria Especializada em Bem-Estar Animal e Vida Silvestre, para promover a guarda responsável de diferentes tipos de animal, em especial cães e gatos. São os mesmos vereadores que na semana passada propuseram a criação de um programa municipal oferecendo desconto extra no IPTU para os cascavelenses proprietários de imóveis que adotarem um ou mais pets.
As ideias em si são boas, pois atendem a demandas não só existentes, como crescentes, mas deveriam vir precedidas de estudos detalhados sobre a necessidade, já que têm custo elevado e são questões que talvez possam ser perfeitamente atendidas pela estrutura administrativa já existente, contanto que levadas a sério como devem, com ou sem secretarias específicas.
FEIRA NO CALENDÁRIO
Ainda sobre a sessão desta segunda da Câmara, a principal deliberação foi a aprovação de projeto incluindo a Feira das Profissões no calendário oficial de eventos de Cascavel. Realizada há três anos e sempre bem sucedida, a feira tem sido um marco para estudantes e profissionais que buscam qualificação e espaço no mercado de trabalho.
A ideia, de acordo com o líder governista Carlos Xavier, é fazer com que ela se fortaleça cada vez mais e se consolide como um evento essencial para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos cascavelenses. (Ilustração: CMC)