Uau! Câmara propõe desconto no IPTU a quem adotar um pet
A Câmara Municipal de Cascavel acaba de encaminhar à Prefeitura sugestão dos vereadores Cleverson Sibulski (União Brasil) e Serginho Ribeiro (PSD) para que seja criado um programa municipal chamado "Adote um animal e ganhe desconto no IPTU".
A ideia é incentivar o acolhimento, a esterilização, o registro e a destinação adequada de animais de pequeno porte em situação de abandono, que têm crescido consideravelmente na cidade, para adoção por pessoas interessadas na prática da chamada guarda responsável.
Pela proposta, a adoção seria feita através de ONGs e protetores de animais e o valor do desconto no IPTU seria anual e com valor definido pelo setor de tributação da Prefeitura. O contribuinte precisa assinar um termo de adoção responsável, recebendo agentes fiscais do município ao menos uma vez por ano em suas casas para receber o abatimento no próximo lançamento dos carnês. Caso o morador abandone o animal, ele será autuado pela prefeitura e pode pagar multa e ainda devolver o dinheiro equivalente ao descontado no IPTU.
A justificativa é de que iniciativas desse tipo já existem e estão dando certo em algumas cidades, como é o caso da catarinense Araguari, da gaúcha Porto Alegre e da mineira Varginha. Mas ao menos no caso de Cascavel, não consta que haja programa semelhante incentivando a adoção de bebês, por exemplo. (Foto: Divulgação CMC)