Com ajuda do município, UFPR vai ampliar o campus de Toledo
Criado em 2016, o campus de Toledo da UFPR (Universidade Federal do Paraná) receberá novos e pesados investimentos em breve, com a construção da Unidade Didática e Ambulatorial e a implantação do curso de Enfermagem.
Durante reunião com o prefeito Mario Costenaro, o vice Lucio de Marchi e diversos secretários, a diretora-geral do campus, Ana Paula Brandalize, acompanhada de outros representantes da instituição, recebeu a garantia da cessão de uma área de 34 mil metros quadrados para o novo prédio, que ficará em frente ao Hospital Regional de Toledo.
"Embora estejamos muito bem instalados no Biopark, ainda é necessária a disponibilização das unidades de saúde do município, pois falta espaço físico para ambulatórios. Com o curso funcionando há nove anos, conseguimos superar muitos desafios, mas entendo que é chegado o momento de darmos um passo além. Esta estrutura é fundamental para a formação acadêmica e representará mais um ponto de atendimento à população", disse a diretora.
No ano passado a UFPR e a Prefeitura já haviam firmado convênio para licitação dos projetos executivo e complementares da obra, que custará aproximadamente R$ 500 mil. Entretanto, a construção não se concretizou devido à não utilização, dentro do prazo, de uma emenda parlamentar que financiaria parte da execução.
Diante desse impasse, a universidade buscou alternativas e recebeu da Secretaria de Estado da Saúde um projeto arquitetônico com três padrões construtivos, que pode ser aproveitado para a construção do ambulatório em Toledo. O prefeito sugeriu que a universidade avalie qual modelo melhor se adequa à realidade do terreno e às condições orçamentárias das partes envolvidas, o que será feito brevemente.
NOVO CURSO
O encontro também debateu a implantação do curso de Enfermagem no campus por parte da UFPR em Toledo. "A proposta já foi aprovada em todas as instâncias internas da universidade e aguarda análise do MEC, que tem prazo até o início de 2026 para emitir uma resposta. Diante disso, solicitamos o apoio da Prefeitura de Toledo para articular junto às autoridades federais uma maior celeridade na análise do processo", pontuou Ana Paula Brandalize.
Mario Costenaro reconheceu a relevância da UFPR para a formação de profissionais da saúde e a melhoria dos serviços prestados à população e destacou que a articulação política deve partir da própria universidade, cabendo ao Município apoiar nas tratativas necessárias. "Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para ajudar esta instituição que sempre será muito bem-vinda ao nosso Gabinete", garantiu o prefeito. (Foto: Divulgação PMC)