Ração não é tudo: a importância da água na produção de frangos
O Centro Tecnológico da Avicultura, inaugurado há três anos, se consolida como um dos principais espaços de demonstração de tecnologias voltadas à avicultura de grande escala no Paraná. Resultado de investimentos da Coopavel em parceria com diversas empresas e instituições, o CTA se transformou em ambiente de referência para a apresentação de inovações que elevam a eficiência produtiva do setor. No Show Rural Coopavel 2025, as atenções se voltarão para um tema fundamental: a qualidade e o manejo da água na avicultura.
A avicultura cresce ano a ano, e a gestão hídrica se torna um dos maiores desafios para garantir desempenho produtivo e sanidade, comenta o gerente de Fomento Avícola da Coopavel, o médico veterinário Eduardo Leffer. Empresas e especialistas de renome discutirão questões fundamentais sobre qualidade da água, tratamento e novas tecnologias voltadas ao segmento. A Embrapa trará estudos e soluções em gestão e qualidade hídrica, enquanto a Cargill, e outras empresas, aprofundarão temas técnicos e mostrarão novidades em equipamentos.
Um dos destaques será o lançamento de uma miniestação de tratamento de água. O equipamento permitirá que os avicultores acompanhem, na prática, todas as etapas do processo, comprovando a eficiência da solução. "O produtor poderá visualizar a miniestação em funcionamento e entender como ela pode melhorar e ampliar o consumo de água pelas aves", explica Eduardo.
SANIDADE
Além da gestão hídrica, outro aspecto fundamental abordado no CTA será a sanidade nos aviários. Serão apresentadas novas tecnologias de desinfecção de ambientes, que contribuem para reduzir riscos de contaminação. Empresas apresentarão lançamentos em sensores, monitoramento e gestão de ambiência, permitindo maior controle sobre fatores ambientais que impactam na produtividade.
Integrados da Coopavel também contarão com novidades especiais no Show Rural 2025. A Credicoopavel estará presente com uma linha de crédito específica aos produtores, facilitando investimentos em tecnologias que melhorem a eficiência da atividade. Além disso, será lançado aplicativo inovador, projetado para aproximar ainda mais o campo da indústria, tornando os processos mais ágeis e assertivos. (Foto: Divulgação)