Oeste do Paraná volta a ser protagonista na Assembleia
A posse da mesa diretiva da Assembleia Legislativa eleita para o biênio 2025/2027, nesta segunda-feira (3), às 14h, marcará a volta de um representante do Oeste paranaense à cúpula da Casa depois de longo período. Mais do que isso: será apenas a terceira vez que a região estará representada em um dos dois principais cargos.
O cargo principal é a presidência, que será ocupado pelo deputado curitibano Alexandre Curi. E o segundo mais importante, a primeira secretaria, terá à frente o cascavelense Gugu Bueno, a quem caberá comandar todas as atividades administrativas, incluindo a gestão do orçamento da Casa.
Criada no longínquo 1856, a Alep só em duas ocasiões teve um representante do Oeste em função tão relevante: em 1983 e 1984 com Gernote Kirinus, de Marechal Cândido Rondon, e de 2003 a 2006 com Nereu Moura, de Catanduvas. E foi justamente como assessor de Nereu, seu primo segundo, que Gugu começou a escrever sua história na política do Paraná.
METAS
"Nosso compromisso é assegurar que a Assembleia continue sendo um exemplo de boa gestão, garantindo que todos os deputados tenham todas as condições para representar os 399 municípios do Paraná", avisa Gugu, que ocupa seu segundo mandato de deputado.
Entre as principais diretrizes de sua gestão na primeira secretaria, ele destaca a ampliação da sintonia já existente com o Governo do Estado, do qual recentemente foi vice-líder na Alep. "Temos uma parceria que já tem dado certo e queremos fortalecê-la ainda mais, para que esses recursos sejam revertidos em obras e melhorias para a população", diz ele.
Além disso, o novo primeiro secretário reforça o compromisso com a austeridade fiscal e a transparência na administração do Legislativo. "Vamos trabalhar sempre com respeito ao dinheiro público, buscando fazer mais com menos, ampliando a eficiência dos trabalhos da Casa e garantindo que a Assembleia continue sendo referência nacional em boa gesta", adianta ele, que é nascido em Cascavel, formado em Direito com MBA em Gestão Pública e Cidades Inteligentes e já teve o gosto de ser prefeito interino da Capital do Oeste por um período muito curto, em 2018, quando era presidente da Câmara de Vereadores. (Foto: Divulgação)