Movimento quer oxigenar comando do PT no Paraná
O pífio desempenho do PT do Paraná nas eleições municipais de 2024, quando elegeu apenas três prefeitos e não conseguiu ser protagonista da disputa nas grandes cidades, é o principal "combustível" a mover um movimento desencadeado durante a última semana com vistas à renovação do comando do partido no Estado e que culminou, na quinta-feira (30), com o lançamento de um manifesto de apoio ao nome do deputado federal Zeca Dirceu para a presidência estadual.
"É urgente debatermos como retomar nosso lugar de referência das trabalhadoras e trabalhadores nas periferias, no campo, na classe média, nas igrejas, na juventude. Enfim, sermos novamente reconhecidos por aquelas e aqueles que sonham com um país mais justo, solidário e fraterno", diz trecho do manifesto, que foi lido pela vereadora Tássia Castelli, de Coronel Vivida, em uma plenária com participação de mais de 300 lideranças petistas do Estado.
Essa foi a primeira movimentação interna mais concreta com vistas à eleição direta para presidente dos diretórios municipais, estaduais e nacional marcada para 6 de julho, data em que também serão eleitos os novos diretórios dos três níveis das instâncias petistas, aos quais caberá conduzir os debates para a escolha dos candidatos à Assembleia Legislativa, à Câmara dos Deputados, ao Senado e ao Governo do Estado.
"Quero reforçar um compromisso: faremos do PT do Paraná o melhor diretório estadual do Brasil. Vamos ser exemplo em organização, comunicação, finanças e presença junto à militância. Hoje, a tecnologia nos permite consultar filiados com muito mais facilidade. Podemos realizar enquetes, pesquisas rápidas e manter um contato direto com nossa base, além do trabalho presencial, que eu já faço há anos", disse Zeca Dirceu ao atender ao chamamento para postular a sucessão da também deputada federal Gleisi Hoffmann, cujo trabalho à frente do partido no Paraná ficará ainda mais dificultado em breve caso se confirme a escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que ela integre seu ministério.
MANIFESTAÇÕES DE APOIO
"É exatamente disso que precisamos: de um presidente que se importe com os diretórios do interior, e com a militância, para que possamos ter vez e voz ativa", comentou a presidente do PT de Terra Roxa, Cláudia Areco. O presidente do PT de Cascavel, Roberto Americano, foi na mesma linha. "De fato, precisamos melhorar muita coisa. O PT precisa dessa energia, desse dinamismo. E é muito bom ver tantos companheiros reunidos por esse objetivo. Estamos nos preparando para uma grande batalha em 2026 e precisamos de um PT forte, com vitalidade a mil por hora", afirmou ele.
Já a ativista Diva Daiane, do Movimento Negro de Curitiba, argumentou que o Zeca Dirceu é um dos grandes articuladores do PT. "Ele sempre tem essa garra e diálogo, sabe fazer autocrítica e tenta mudar aquilo que precisa ser mudado no partido. Aqui em Curitiba, temos muitas dificuldades em relação à candidatura do PT à prefeitura, e nós, da base, não fomos ouvidos. O Zeca lutou muito para que a base tivesse voz, e por isso ele tem o DNA do PT", disse.
"O apoio de Guarapuava é consolidar essa candidatura do Zeca. Vamos atrás dos companheiros e companheiras, fortalecer essa candidatura, é claro, relembrar todo trabalho da atuação que o Zeca faz em vários setores e segmentos. É o nosso representante na educação no Congresso Nacional, faz um debate também da saúde, faz um projeto voltado também muito para os espaços de assistência social", destacou a vereadora Cris Wainer. (Fotos: Agência Câmara e Agência Brasil)