Saúde faz mutirão de caça ao Aedes aegypti na região Norte
Apesar dos insistentes alertas, ainda é grande o número de cascavelenses que fazem vistas grossas ao mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e da zika, doenças nas quais a cidade foi uma espécie de campeã do Estado em 2024. Por essa razão, e para tentar evitar que esse cenário persista, um verdadeiro mutirão de caça ao Aedes aegypti está sendo desenvolvido nesta quarta-feira (29), na região Norte da cidade.
A mobilização irá das 8h da manhã ao fim da tarde, começando pelo Jardim Melissa, com equipes da Prefeitura saindo junto com os moradores para fazer uma varredura nos locais onde houver suspeitas de que haja criadouros do mosquito. A iniciativa tem o comando da Secretaria de Saúde, mas também conta com participação ativa do Meio Ambiente, da Assistência Social, do Território Cidadão, do Conselho Comunitário e das associações de moradores desta parte da cidade.
"Estamos iniciando esta grande ação nesta comunidade do Jardim Melissa, devido ao grande número de casos de chikungunya lá registrados. Desde o dia 2 de dezembro nossas equipes estão desenvolvendo trabalhos e ações de conscientização, orientação, aplicação de inseticida via fumacê em toda esta região, mas ainda não obtivemos os resultados desejados, uma vez que o número de casos da doença não para de crescer. Mas para termos sucesso nesta luta, precisamos da colaboração de todos os moradores", destaca o secretário de Saúde, Ali Aidar.
As equipes irão distribuir aos moradores sacos de lixo para que eles possam fazer a coleta, acondicionamento e disponibilização de material para o recolhimento por parte da Secretaria de Meio Ambiente, bem como roçar e limpar espaços públicos para dificultar o surgimento de novos criadouros. (Foto: Secom/PMC)