Oeste ganhará nova estrutura para receber carcaças de suínos
Demanda antiga da região, finalmente vai sair do papel o projeto de construção de uma estrutura para recebimento de carcaças de suínos, uma medida sanitária de grande importância. Ela ficará em Alto Santa Fé, no município de Nova Santa Rosa, conforme diretores da Assuinoeste (Associação Regional dos Suinocultores do Oeste) informaram em reunião com o prefeito de Toledo, Mario Costenaro.
A unidade contará inclusive com um caminhão adaptado para fazer a coleta das carcaças num prazo de até 24 horas após o óbito de cada animal a fim de evitar riscos de contaminação do solo e outros problemas.
"Se tudo der certo, com todos os ajustes sendo feitos antes de replicar este modelo às demais propriedades, nosso setor ganhará em preservação ambiental e produtividade, e certamente a qualidade de vida para produtores e colaboradores melhorará muito", observou presidente da entidade, Delmar Briccius.
O encontro contou com a participação de secretários municipais de Toledo, dentre eles Ronald Peixoto Drabik (Planejamento), e serviu para discutir também a construção de uma nova sede para a Assuinoeste, que ficará no Centro Agropecuário de Serviços e Negócios José Paludo. Para tanto, a entidade receberá R$ 570 mil de uma emenda parlamentar do deputado federal Elton Welter, mas caberá à Prefeitura de Toledo licitar a obra.
GRANJA-ESCOLA
Na mesma reunião foi debatida a criação de uma granja-escola voltada à capacitação de trabalhadores e sucessores de propriedades rurais. O espaço, pensado para suprir a falta de mão de obra qualificada, também poderá ser usado para projetos de inovação tecnológica desenvolvidos por instituições que queiram ser parceiras da iniciativa.
"Temos trabalhado para zelar pelos interesses e fortalecer políticas públicas para a suinocultura nos âmbitos estadual e nacional. Nos dois últimos anos, os produtores deste setor enfrentaram uma crise, que agora começa a ser superada", destacou o presidente da APS (Associação Paranaense de Suinocultores), Eloi Favero, também presente ao encontro. (Foto: Divulgação PMT)