Até que enfim MP de Cascavel ganha casa para chamar de sua
Vivendo desde sempre quase que "de favor", em espaço cedido pelo Poder Judiciário, o Ministério Público Estadual de Cascavel finalmente ganhou um espaço para chamar de seu e condizente com as suas necessidades. A sede própria, um prédio de mais de 2.600 metros quadrados com auditório, salas para atendimento ao público e diversas outras dependências, foi entregue nesta quinta-feira (23), em ato que teve a participação de diversos representantes do MP, Judiciário e OAB, do prefeito Renato Silva e demais autoridades.
"Cascavel merecia já há muito tempo ter uma sede como essa, que vai possibilitar um atendimento melhor ao cidadão e mais qualidade de serviço também para os membros do Ministério Público", declarou o corregedor-geral do Ministério Público, Paulo Cesar Lima, reconhecendo a relevância da obra, que custou quase R$ 18 milhões e fica no início da Avenida Assunção, entre o Terminal Rodoviário, a Prefeitura e a Câmara de Vereadores.
O edifício inaugurado abrigará diversas promotorias especializadas que ocupavam salas no Fórum Estadual, além do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), que funcionava em um imóvel alugado. "Aqui é a casa que vai abrigar os promotores de justiça, mas muito mais do que isso. Essa é a casa da população de Cascavel. Toda a população pode vir aqui em caso de qualquer agressão, qualquer dificuldade, qualquer falta de serviço. É uma interlocução da população com quem tem o papel de fazer valer a sua vontade, que é o promotor e a promotora de justiça", assinalou o procurador-geral de Justiça, Francisco Zanicotti.
"Algumas promotorias ainda vão continuar no prédio do Judiciário, especialmente as criminais, por conta das audiências, e também a Promotoria de Família. Mas o importante é que agora o Ministério Público tem dois espaços. Esta obra também marca um pouco da nossa identidade. Estamos na Comarca de Cascavel desde a sua instalação, que foi no ano de 1954, e havia a necessidade também que o Ministério Público tivesse um espaço", ressaltou a promotora Simone Lorenz.
Também presente ao ato, a presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Sylmara Motter, se disse impressionada. "Essa obra é um marco para o Ministério Público do Paraná, é um reconhecimento da importância, da pujança da comunidade de Cascavel e da importância dessa comunidade para o Ministério Público, que pretende sempre se aproximar cada vez mais da sociedade de Cascavel, prestar um serviço cada vez melhor", afirmou. (Foto: Divulgação)