Ideb tem pequeno avanço no ensino médio, mas continua abaixo da meta
A meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) estabelecida para 2017 foi cumprida apenas nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano. A etapa alcançou 5,8 (em uma escala que vai de 0 a 10), quando a meta estipulada era de 5,5.
No ensino médio, etapa mais crítica, o índice avançou 0,1 ponto, após ficar estagnado por três divulgações seguidas, chegando a 3,8. A meta para 2017 era 4,7.
Nos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, a meta foi descumprida pela primeira vez em 2013 e não atingiu mais o esperado. Em 2017, com Ideb 4,7, o país não alcançou os 5 pontos esperados. Os dados são da Agência Brasil.
Divulgado nesta segunda-feira (3) pelo Ministério da Educação, o Ideb é o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). O resultado do Saeb foi divulgado na semana passada pelo MEC.
Desde a criação do indicador, em 2007 foram estabelecidas diferentes metas (nacional, estadual, municipal e por escola) que devem ser atingidas a cada dois anos, quando o Ideb é calculado. O índice vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
NOS ESTADOS
O ensino médio é a etapa mais crítica, com a meta descumprida em todos os estados. Além de não terem alcançado o índice esperado, cinco estados tiveram redução no valor do Ideb entre 2015 e 2017: Amazonas, Roraima, Amapá, Bahia e Rio de Janeiro. O estado com melhor Ideb, o Espírito Santo, obteve 4,4 pontos, não atingindo a meta de 5,1 para o estado.
Nos anos finais do ensino fundamental, sete estados alcançaram ou superaram a meta proposta para 2017: Rondônia, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso e Goiás. Minas Gerais foi o único estado que teve queda do Ideb na etapa de ensino em 2017.
Já nos anos iniciais do ensino fundamental, apenas os estados do Amapá, Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul não alcançaram as metas para 2017. Oito unidades federativas alcançaram Ideb igual ou maior que 6: Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Paraná, Santa Catarina, Goiás e Distrito Federal. Na etapa, a maior diferença positiva em relação à meta ocorreu no Ceará que, com um Ideb 6,2, superou a meta 4,8 para o estado em 1,4 ponto.
CASCAVEL
No caso específico de Cascavel, a nota média foi de 4,9, um pouco melhor que a de 2015 (4,7). Dos 38 colégios estaduais existentes no Município, apenas seis atingiram a meta: São Salvador, Octavio Tozo, Costa e Silva, Horácio dos Reis, Marilis Pirotelli e Santa Cruz. Já os colégios José Bagio Orso e Julia Wanderley tiveram desempenho inferior ao de três anos atrás.
PARANÁ
O Paraná apresentou índice de 4 no Ideb, quando a projeção para este ano era de 5. Em a 2015 o índice subiu apenas 0,1, o que é considerado inexpressivo pelo MEC. Maripá é o único município do Estado com nota acima de 5. Entre os alunos paranaenses de escolas particulares, o índice foi de 5,9, o que prova que o ensino público está bem aquém do privado. (Foto: Elza Fiuza/AGBR)