Prefeito paranaense suspende pagamentos por quatro meses
Em coletiva concedida nesta terça-feira (21), o prefeito Géri Dutra (PL) anunciou a assinatura de decreto suspendendo, unilateralmente, todo o qualquer pagamento não essencial por parte do Município de Pato Branco pelo prazo inicial de 120 dias, mas que poderá ser estendido.
"Será um verdadeiro Raio-x da saúde financeira do Município. Precisamos entender o que nos trouxe até aqui para corrigir o curso e garantir que a gestão seja feita com transparência e responsabilidade", afirmou Géri Dutra ao anunciar a contratação de uma auditoria externa independente para analisar os movimentos financeiros e lançamentos realizados nos últimos anos.
Segundo ele, levantamento da Controladoria Geral do Município chegou a uma dívida total de R$ 89,38 milhões, incluindo valores de 2023 e de despesas já empenhadas para 2024. Desse total, R$ 47 milhões correspondem a dívidas relacionadas à saúde e à educação, principalmente.
O secretário de Administração e Finanças, Vilmar Possato Duarte, revelou que o custo mensal para manter a Prefeitura de Pato Branco em funcionamento é de R$ 24,5 milhões, enquanto a arrecadação média mensal é de R$ 26,5 milhões, o que leva a um saldo de apenas R$ 2 milhões/mês para amortizar dívidas. "Com esse ritmo de arrecadação, zerar a dívida levaria mais de 20 meses", ilustrou. A suspensão dos pagamentos atinge despesas não essenciais ou obrigatórias, o que significa que os serviços prioritários serão mantidos.
A intenção da administração municipal é aproveitar o período de moratória para revisar todos os contratos, empenhos e pagamentos, além de implementar ajustes orçamentários para equilibrar receitas e despesas. "A suspensão de pagamentos não é uma decisão fácil, mas é indispensável para garantir que a administração de Pato Branco continue prestando serviços de qualidade à população. Com planejamento e responsabilidade, vamos superar esse momento e reconstruir a saúde financeira do município", declarou o prefeito. (Foto: Divulgação PMPB)