PR teve número recorde de incêndios florestais em 2024
Nada menos que 13.720 incêndios florestais foram devidamente registrados pelo Corpo de Bombeiros do Paraná ao longo de 2024. Antes disso, as maiores quantidades desse tipo de incidente haviam ocorrido em 2019 (10.835) e 2021 (10.648).
Isso acendeu o sinal de alerta e fez com que o Sistema Faep lançasse dois cursos destinados à formação de instrutores dos cursos de prevenção e combate a incêndios florestais e no meio rural.
O curso "Trabalhador em florestamento e reflorestamento - prevenção e combate aos incêndios florestais" terá carga de 16 horas e foco em conceitos básicos, prevenção, combate e prática de campo. Já o curso "Trabalhador em florestamento e reflorestamento - prevenção e combate aos incêndios no meio rural" terá 24 horas de duração, incluindo conteúdos adicionais, como prática com caminhão-pipa e teoria e prática de primeiros socorros.
As inscrições já estão abertas e vão até 10 de fevereiro, com preferência para profissionais com ensino superior em Engenharia Florestal e formações complementares, como especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho ou cursos de bombeiro civil, além de experiência em projetos e ações de combate a incêndios florestais e prática docente na área.
As inscrições devem ser realizadas mediante envio do formulário preenchido e da documentação exigida, disponível na seção de Editais do site do Sistema Faep, e as vagas são para pessoa jurídica com vínculo empregatício comprovado. A seleção será feita por meio de triagem de currículos, provas técnica e pedagógica (remotas), capacitação técnica presencial e avaliação técnico-pedagógica presencial. (Foto: Divulgação IAT)