Simepar ajuda o agro a se prevenir de prejuízos
O Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná) deu início nesta semana a uma série de expedições pelo interior para detalhar ações e projetos criados pelo órgão voltados exclusivamente ao agronegócio. O destaque é a prevenção de prejuízos na produção e nas propriedades rurais por meio do monitoramento da previsão do tempo. Além de visitas a cooperativas, o cronograma prevê passagens por feiras.
O Simepar já fornece dados meteorológicos para diversas empresas do setor agropecuário, além de desenvolver produtos, soluções e serviços específicos para monitoramento agrícola, como é o caso do Alerta Geada.
"As novas tecnologias trarão ainda mais precisão ao monitoramento do impacto das chuvas, ventos, raios e temperatura nas proximidades da propriedade de cada cliente. Com isso o produtor ganha tempo e dinheiro, pois pode prevenir prejuízos e até mesmo incrementar a produção", explica o presidente do Simepar, Paulo de Tarso.
"Nossos produtos são únicos no mercado. A expectativa é que todos conheçam a marca do Simepar não apenas no serviço meteorológico, mas também na atuação voltada para o agronegócio", afirma o pesquisador Bernardo Lipski, ressaltando que por esses dias o órgão também marcou presença nos dias de campo das cooperativas C.Vale, em Palotina, e Copacol, em Cafelândia. (Foto: Divulgação C.Vale)