Nova direção projeta a OAB ainda mais engajada e atuante
A OAB Cascavel iniciou o ano de 2025 sob a liderança de uma nova gestão, que tem à frente a advogada Silvia Regina Mascarello Massaro. Eleita para o triênio 2025-2027, ela é a segunda mulher a ocupar o cargo em 50 anos de história da Subseção e toma posse oficialmente no dia 20 de fevereiro, acompanhada de uma diretoria engajada, focada em qualificação, valorização da advocacia e compromisso com a sociedade. As atividades, no entanto, já estão em pleno desenvolvimento.
Mas a transição começou ainda em dezembro, logo após o período eleitoral, e a primeira reunião oficial de 2025 foi realizada na última segunda-feira (13), quando foram definidas as diretrizes gerais da gestão. Desde então, a agenda segue intensa. Representando mais de 3,3 mil advogados em 14 comarcas da região, a nova presidente busca uma gestão dinâmica, fortalecendo as conquistas da administração anterior, que desempenhou um papel fundamental na defesa dos direitos dos advogados e na promoção de ações sociais, criando uma base sólida para a OAB Cascavel.
"Nosso objetivo é atuar em conjunto com os colegas advogados e ampliar este trabalho. Temos 37 comissões que terão autonomia para apontar demandas, por isso queremos que os colegas se unam à nossa diretoria para construir soluções", detalha Silvia.
Ao seu lado, compõem a diretoria o vice-presidente Eduardo Biavatti Lazarini, a secretária geral Eliane Deola, a secretária geral adjunta Carla Kelli Schons de Lima e o tesoureiro Josnei Oliveira da Silva. Juntos, eles assumiram a responsabilidade de conduzir a OAB Cascavel com uma visão de descentralização e engajamento.
QUALIFICAÇÃO E DINAMISMO
Entre os primeiros passos, a presidente destaca a qualificação contínua como um dos pilares centrais, em parceria com a ESA (Escola Superior de Advocacia). "Advogados melhor preparados não apenas ampliam suas oportunidades profissionais, como também contribuem diretamente para uma sociedade mais justa e equilibrada", enfatiza. Além disso, a formação de lideranças está em foco, com o incentivo da nova diretoria à participação ativa dos advogados nas comissões, que estão em fase de transição.
"Queremos que mais colegas assumam o protagonismo nas comissões, agregando conhecimento que beneficie tanto a OAB quanto a sociedade. Estamos trabalhando para que grande parte dessas comissões estejam definidas até o dia da posse oficial, assim como a indicação dos nomes que ficarão à frente da ESA e da CAA", explica Silvia.
Outro destaque da gestão é o compromisso com projetos que impactam diretamente a comunidade. Silvia reforça a importância de manter uma agenda ativa com os diversos conselhos municipais, incluindo o Conselho da Mulher e o combate à violência doméstica.
"Iniciamos o ano em sintonia com diversas entidades e órgãos do Município para fortalecer nossas ações e criar novas iniciativas que reafirmem nosso compromisso com a sociedade. É essencial que possamos ser agentes de transformação", reforça Silvia.
CONEXÃO ESTADUAL
A nova diretoria da OAB Cascavel também se apresenta como uma ponte com a OAB Paraná, agora presidida pelo cascavelense Luiz Fernando Casagrande Pereira. A primeira reunião das 49 Subseções do Estado está marcada para o dia 28 de janeiro, em Curitiba, seguida da posse oficial de Casagrande no dia 29.
"Desde a eleição do ano passado, estamos trabalhando para alinhar a melhor maneira de atuar em relação às necessidades da nossa Subseção, ampliando a rede de apoio e colaboração para todos os advogados e assegurando que os recursos provenientes das anuidades sejam utilizados de forma eficaz, sempre em consonância com as demandas da advocacia local", finaliza Silvia. (Foto: Divulgação)