Ladrões de churrasco
Escrita por inspiração divina alguns séculos ou milênios a.C., a Bíblia Sagrada nos diz em Provérbios 29:2 que "quando os justos governam, o povo se alegra; quando os perversos estão no poder, o povo geme". Muito tempo mais tarde, mas ainda assim há mais de 200 anos, o conde italiano Joseph-Marie de Maistre nos premiou com uma célebre frase sobre o mesmo tema, dizendo que "cada povo tem o governo que merece".
Esses ensinamentos - que são poucos, mas dizem muito - nos convocam, quase que diariamente, a refletir sobre nossas condutas como cidadãos e o que delas pode ser extraído para que possamos melhorar a ponto de nos credenciar a exigir dos homens públicos uma conduta verdadeiramente íntegra.
Faço essa breve reflexão para chamar atenção do amigo leitor a um episódio ocorrido na manhã do último domingo (12), em Realeza, no Sudoeste paranaense, logo após o tombamento de um caminhão carregado com 25 toneladas de carne e cujas cenas, reproduzidas nas redes sociais, fazem saltar aos olhos até dos mais incrédulos quão hipócrita é a conduta de muitos de nós.
O socorro nem tinha chegado quando diversas pessoas que passavam pelo local pararam não para oferecer socorro ao motorista, mas para arrombar a câmara fria do caminhão e sair correndo carregando nas costas enormes pedaços de carne, como se roubar um apetitoso churrasco fosse algo legal, normal e moral. O balanço oficial dá conta que em torno de 5 toneladas foram carregadas em minutos.
Tenha certeza que essas pessoas integram aquela parcela da sociedade que usa as redes sociais para execrar os políticos, como se não fossem merecedores dos malfeitos de parte desses no exercício de seus mandatos. E é bem provável que alguns deles até devem manter enormes bandeiras tremulando em suas moradas na tentativa vã de mostrar que são verdadeiros patriotas, como se fôssemos todos idiotas.
Que pena que seja assim e que a imprensa, por força de lei, não possa estampar a cara desses salteadores para que seus vizinhos tenham a chance de saber quem realmente mora ao lado. (Foto: Reprodução redes sociais)