Obras dos contornos de Rondon e Palotina já estão em andamento
Depois de uma longa espera, duas das mais importantes obras de infraestrutura rodoviária reivindicadas pelo Oeste paranaense finalmente começam a sair do papel. Há dias, quem passa por Marechal Cândido Rondon e Palotina visualiza máquinas pesadas em meio à lavoura abrindo caminho para construção dos contornos das duas cidades.
"São obras estratégicas e pelas quais vínhamos lutando há muitos anos", destacou nesta segunda-feira (3) o deputado Elio Rusch, que conseguiu viabilizar os recursos necessários junto ao Governo do Estado. "Isso vai desviar o tráfego pesado dos perímetros urbanos e levar segurança e desenvolvimento às duas cidades", ressaltou.
Iniciado no fim de agosto, o contorno de Marechal Cândido Rondon tem extensão de 6 quilômetros e custo previsto de aproximadamente R$ 20 milhões. Ele ligará a PR-467 (estrada entre Marechal Rondon e Pato Bragado) à BR-163 (estrada entre Marechal Rondon e Guaíra), deslocando todo o fluxo de veículos pesados e de cargas vivas que hoje passa por dentro da cidade.
"O contorno poderia ter sido construído antes. Até houve a licitação em 2014, mas por descriminação do antigo governo federal para com o Paraná, a obra não iniciou. Felizmente as coisas mudaram e assim conseguimos avançar em várias obras que estavam paradas, entre elas esta que é a mais importante para Marechal Cândido Rondon e para a microrregião", acrescentou Rusch.
PALOTINA
Já o contorno de Palotina, iniciado algumas semanas antes, terá 15,6 quilômetros de extensão e um custo estimado em pouco mais de R$ 41 milhões na medida em que será necessária a construção de pontes sobre os rios Pioneiro e Santa Fé. O trecho vai desviar todo o tráfego da BR-182, que atualmente passa por dentro da cidade. (Foto: Divulgação)