Copel leva medidores inteligentes agora para Toledo e Santa Tereza
A Copel está dando início, nesta semana, à instalação de medidores inteligentes também nas cidades de Toledo e Santa Tereza do Oeste, dentro da terceira fase do programa, que abrange 50 municípios do Oeste e irá instalar 661 mil aparelhos desse tipo na região.
A instalação dos novos medidores traz vantagens diretas ao consumidor, como menor tempo de interrupção no fornecimento de energia e maior agilidade na detecção e solução de falhas por parte da distribuidora.
"As cidades inteligentes, ou smart cities, no mundo todo estão adotando essa tecnologia que amplia a qualidade do fornecimento de energia, algo tão importante para o Oeste, que funciona como porta de entrada da maior parte dos eventos climáticos severos do Paraná", explica Tiago Augusto Silva Santana, gerente de Projetos Especiais Técnicos da Copel Distribuição.
Ao todo, a etapa atual do programa já instalou mais de 1 milhão de medidores inteligentes em 105 municípios do Paraná. E até o final de 2025, a previsão é alcançar a marca de 1,7 milhão de medidores instalados em 152 municípios das regiões Sudoeste, Oeste, Centro-Sul e Metropolitana de Curitiba - o que representa mais de 30% dos consumidores da Copel no Estado. A troca é realizada sem custo ao consumidor.
Em Toledo, a instalação será feita pela empresa contratada Eleng, que conduzirá o serviço em cerca de 30 minutos por unidade consumidora. O mesmo tempo será utilizado por profissionais da contratada Eletromil, para instalar os medidores inteligentes em Santa Tereza do Oeste. Todos estarão devidamente identificados, com uniforme, crachá e veículo personalizado.
A modernização elimina ainda a necessidade de visitas mensais para leitura - um incentivo a mais para a adesão à fatura digital, que tem a mesma validade legal da impressa e pode ser utilizada como comprovante de endereço. O cadastro da fatura digital é simples e pode ser feito diretamente neste LINK. (Foto: Divulgação Copel)