O definitivo e o provisório
Logo que conheci a obra de Aurélio Buarque de Holanda, há quase 60 anos, aprendi que definitivo é "decisivo, determinante", e que provisório é "interino, não permanente". Embora praticamente da mesma idade - tenho apenas dois anos a menos, mas muitos cabelos a mais -, Edson Fachin parece ter balizado seus estudos em outro dicionário. Mesmo admitindo estar afrontando o caráter definitivo da Lei da Ficha Limpa - uma das raras normas brasileiras copiadas lá fora, diga-se de passagem -, o nobre ministro, que até então vinha tendo uma conduta irrepreensível, decidiu seguir a recomendação provisória do nada insuspeito Comitê de Direitos Humanos da ONU e foi o único dos sete membros do TSE a votar para que a Corte autorizasse um presidiário a ser candidato a presidente da República, como que dando a esse organismo internacional o direito de sugerir que o Brasil simplesmente rasgue suas leis por Lula.
Contradição
"Não é porque o tratado que subordinaria o Brasil não foi promulgado pelo presidente da República que o País não deve respeitar as decisões do Comitê de Direitos Humanos da ONU", disse Fachin na justificativa de seu voto pró-Lula. Mas em uma de suas primeiras manifestações após assumir uma vaga no STF ele próprio sentenciou, em entrevista ao jornal Zero Hora, que "o juiz não pode ser escravo de suas convicções pessoais".
Mais base legal
Nomeado por Dilma Rousseff, para muitos um "poste" que Lula e o PT fizeram presidente da República, Fachin perdeu a oportunidade de basear seu voto também na Lei de Execução Penal, que elenca uma série de deveres inerentes ao preso, entre eles "não se envolver em movimentos contra a ordem e a disciplina" e "se submeter à pena imposta pela prática da falta".
Vale tudo
Do deputado federal Rubens Bueno: "O PT apoia o regime sanguinário de Ortega na Nicarágua. Enquanto este expulsa a Comissão de Direitos Humanos da ONU, o PT usa esse mesmo comitê em defesa de Lula no TSE".
Despreparo
A julgar pela entrevista dada a José Wile Scholz, da Band Curitiba, se virar governadora a candidata do PCO, Priscila Ebara Guimarães, nada fará pelos paranaenses. "Nenhuma proposta de nenhum político vai se realizar. É tudo para ganhar as eleições", disparou ela, que (acredite) é professora.
Semiaberto
Após curtir uma "estadia" de três dias em uma cela da Cadeia Pública Laudemir Neves, em Foz do Iguaçu, Luiz Suzuki recuperou a liberdade. Foi autorizado pela Justiça a cumprir em regime semiaberto a pena de cinco anos de prisão a que foi condenado por não ter contabilizado um empréstimo feito para pagamento de servidores na época em que era prefeito de Medianeira, entre 1997 e 2004.
* Pílulas
* A Câmara de Cascavel começa a votar nesta segunda-feira os projetos autorizando a terceirização da administração do Estádio Olímpico, do Autódromo Zilmar Beux e do Kartódromo Delci Damian. * Pela proposta do Poder Executivo, a concessão do direito de uso desses espaços terá de ser feita por meio de licitação e mediante pagamento de uma taxa mensal a título de aluguel ao Município. * Em tempo: também consta da pauta um projeto dos vereadores Aldonir Cabral e Jaime Vasatta instituindo o Dia Municipal do Gari. * Cascavel já está vivendo o clima da Semana da Pátria. A programação foi aberta oficialmente na manhã deste sábado, com a recepção do fogo simbólico, o acendimento da pira e o hasteamento das bandeiras em frente à Catedral. * O PT pode ter contabilizado um prejuízo de R$ 550 mil na confecção de adesivos para divulgar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, que foi barrada pelo TSE.