Usina fotovoltaica gerará uma economia de R$ 3,6 milhões/ano
Depois da aquisição de 15 ônibus elétricos da empresa chinesa Higer Bus e que estão em operação desde agosto deste ano, Cascavel deu nesta terça-feira (17) mais um passo importante em direção à sustentabilidade com a inauguração de uma usina fotovoltaica com 5 mil placas solares.
Segunda do gênero no Paraná (a primeira está em Curitiba) e com potência instalada de 3.300 kWp, ela gerará energia suficiente para abastecer uma cidade do porte da vizinha Santa Tereza do Oeste e uma economia anual estimada em nada menos que R$ 3,6 milhões ao Município.
Fruto de uma parceria com Itaipu, Copel e outros órgãos, a usina cascavelense foi instalada no aterro sanitário, um local distante cerca de 20 km do centro da cidade e que já contava com uma pequena usina de biogás. Sua principal função será abastecer os ônibus elétricos do transporte coletivo urbano e o excedente terá outros diferentes destinos.
Participaram do ato inaugural o prefeito Leonaldo Paranhos e seu vice e prefeito eleito Renato Silva, dentre diversas outras autoridades e convidados. (Foto: Vanderlei Faria/Secom)