OAB de Cascavel reconhece quem está fazendo a diferença
Uma noite inspiradora reuniu homenageados e convidados na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Cascavel, na segunda edição do Prêmio Cidadão da Paz, promovido pela Comissão de Métodos Adequados para Tratamento e Resolução de Conflitos da entidade.
Criado em 2021, o prêmio passou a ser realizado no encerramento de cada gestão como forma de valorizar pessoas que atuam em parceria com a Subseção para construir um mundo melhor e, nesta edição, marcou o último grande ato da gestão 2022/2024 da OAB Cascavel, conduzida pelo advogado Alex Gallio.
"Cada homenageado presente aqui personifica os valores que a OAB Cascavel se dedica a fortalecer, como o compromisso com o bem comum, a promoção da justiça e a transformação social. Este é um momento de reconhecimento e de inspiração para todos nós. Recebam nosso reconhecimento em nome do presidente Alex Gallio, que, neste momento, se encontra em Foz do Iguaçu para o encerramento das atividades da OAB Paraná", declarou o tesoureiro Charles Lustosa.
A presidente da Comissão de Métodos Adequados para Tratamento e Resolução de Conflitos e idealizadora do prêmio, Mary Andréa Alves Jurumenha, também destacou a relevância do evento e o objetivo de inspirar ações transformadoras. "Evoluir é mudar com aperfeiçoamento. Algo que muda, mas não se aperfeiçoa, não evolui", disse, citando Monteiro Lobato.
SEIS CATEGORIAS
Nesta segunda edição, o Prêmio Cidadão da Paz contemplou seis categorias não competitivas, celebrando desde esforços no campo da educação até iniciativas de sustentabilidade e de combate à violência. Veja a seguir os homenageados:
Mundo Educação - diretores do CEEP Agroinovação, Rosemar Baú e Francisco Alves. Eles receberam a honraria pelo impacto positivo gerado na educação e pela inspiração que representam para a comunidade acadêmica. A honraria chegou exatamente no dia em que o colégio agrícola formou os primeiros 54 alunos.
Ser Social - empresário Marcos Padovani Fontana, do Grupo Fontana ORO, e o Grupo Escoteiro GEC 41 - representado pelo Chefe Osmair -, foram reconhecidos por suas ações nos âmbitos econômicos, sociais e políticos.
Combate à Desigualdade - Abrigo São Vicente de Paulo, representado pelo presidente Euclides Pizzi, recebeu destaque pelo combate à fome e à miséria. Já na categoria "Combate à Violência e à Discriminação", a assistente social Susana Medeiros Dal Molin foi homenageada pelo Programa Ser Humano.
Humano que Faz Diferença - Nelci Terezinha Tonete, da Casa da Amizade de Cascavel, recebeu reconhecimento pelo impacto de suas ações na comunidade, enquanto o Projeto Semeando Paz nas Escolas, representado por Marli Takaiama e Thiago Paz, foi premiado pela iniciativa transformadora na categoria "Vocês Fazem a Diferença".
Homo Forensis - o diretor da PETBC, Sérgio Sarquis, e a juíza Cláudia Spinasi (representada por sua assessoria) foram destacados pelo trabalho em causas jurídicas e pela parceria com a OAB Cascavel.
Meio Ambiente - professor Adelar Valdameri, da ONG Amigos dos Rios, foi reconhecido pelo compromisso com a sustentabilidade. No segmento esporte, saúde e lazer, o sargento Roberto Camargo destacou-se pelo Programa Proerd, da PM. (Foto: Divulgação OAB)