Zoológico de Cascavel: 46 anos de louvor à natureza
Localizado no Jardim Nova York, ao lado do novíssimo Shopping Catuaí e praticamente no coração da cidade, o Parque Municipal Danilo Galafassi foi criado em 23 de julho de 1976 para, dentre outras coisas, garantir ar puro aos moradores da futura metrópole e preservar as principais nascentes do Rio Cascavel, além de um importante remanescente de vegetação composta por araucária, cedro, angico, palmito, erva mate e outras plantas naturais.
Não muito tempo depois, mas há exatamente 46 anos, no dia 12 de dezembro de 1978 um novo decreto criava no interior dessa exuberante floresta urbana o Zoológico Municipal de Cascavel, um local bastante frequentado pelas por pessoas que querem cultuar a mata verde e animais das mais variadas espécies.
É difícil encontrar um cascavelense que não tenha uma memória afetiva com esse espaço, que guarda muitas memórias sobre a infância, momentos em família, piqueniques da época de escola e o inesquecível desfrute da fauna e da flora. Vizinho também do Lago Municipal, principal cartão postal de Cascavel, o Zoo fica dentro da maior reserva ecológica do Sul do Brasil, com área de cerca de 20 hectares de mata.
Seu papel é baseado em quatro pilares: conservação da natureza, educação ambiental, pesquisa e lazer. Em relação à conservação, o Zoo abriga espécies ameaçadas de extinção. Além disso, faz parte do Plano Nacional de Conservação, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil, com quatro espécies: onça pintada, macaco-aranha, bugio-preto e bugio-ruivo.
Nele estão hoje sob permanente proteção mais de 350 animais de 72 espécies, entre mamíferos, répteis e aves, alguns deles com risco de extinção. Os cuidados envolvem nutrição, limpeza de recintos e atendimento clínico veterinário tanto em check-up de rotina como em eventuais emergenciais. Vale lembrar que todos os animais que lá estão foram resgatados e já não se adaptam em vida livre, portanto, o que faz do Zoo também é um lugar de refúgio para eles.
Há ainda o trabalho de educação ambiental, uma vez que o Zoo recebe diariamente crianças que passam pelo parque e também aprendem no Museu de História Natural. Somente neste ano, mais de 15 mil crianças já passaram aprender um pouquinho mais da natureza no local. O Zoo também é foco de pesquisa e estudos de acadêmicos.
COMO VISITAR
O Zoológico Municipal de Cascavel funciona de terça-feira a domingo, sempre das 10h às 17h, não abrindo na segunda por conta da necessidade de manutenção. Para entrar nele é necessário ter um ingresso online, que é gratuito. Para acessar e fazer o cadastro, basta clicar neste LINK. (Foto: Secom/PMC)