Licitação do transporte coletivo de Cascavel é suspensa outra vez
A licitação do transporte coletivo de Cascavel estava remarcada para a próxima segunda-feira (9), conforme consta no edital da Concorrência Pública nº 01/2024. Estava, mas não irá mais acontecer, pois ela foi novamente suspensa, na tarde desta sexta-feira (6), por decisão do Poder Judiciário e também do Tribunal de Contas do Estado do Paraná.
A suspensão, determinada pelo juiz Eduardo Villa Coimbra Campos, da Vara da Fazenda Pública de Cascavel, e pelo conselheiro Ivan Bonilha, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, atende a recursos do Sinttracovel (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano, Fretamento Escolar e Escolar Rural de Cascavel) e da empresa Viação Capital do Oeste, uma das prestadoras do serviço.
Os questionamentos são variados e dentre eles estão o item do edital que permite à administração municipal pedir o afastamento de funcionários das empresas permissionárias, a responsabilidade pelos custos da frota de ônibus elétricos e a fórmula de reajuste do contrato, com validade de 15 anos prorrogável por mais 10. E diante da suspensão, o Sinttracovel suspendeu o início da greve que estava previsto para segunda-feira.
PARANHOS REAGE
O prefeito Leonaldo Paranhos reagiu, lamentando o tempo gasto com os trâmites e criticando a decisão. "Eu acho muito estranho esse comportamento do sindicato na véspera de uma licitação tão importante", disse ele, aproveitando para contestar a tese da empresa recorrente de que o valor proposto pelo contrato seja muito baixo. (Foto: Secom/PMC)