Oeste: indústria debate desafios da empregabilidade e da produtividade
A região Oeste recebeu, nesta semana, a oficina temática de empregabilidade e produtividade. O evento, realizado na sede da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon), faz parte de uma série de encontros que a Fiep (Federação das Indústrias do Paraná), por meio de seus Conselhos Regionais, vem promovendo em todo o estado para levantar as prioridades das lideranças do setor em relação ao assunto, que hoje é um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas.
A dificuldade para preenchimento, com mão de obra qualificada, de todas as vagas que são abertas pelas indústrias é um problema que vem sendo sentido de maneira ainda mais intensa no Oeste. Isso porque a região é a que vem apresentando maior crescimento industrial nos últimos anos. Para se ter uma ideia, entre 2011 e 2021, o PIB Industrial do Oeste cresceu 179%, enquanto a média estadual foi de 110%. Atualmente, o setor industrial já responde por 33% de todas as riquezas geradas na região, novamente acima da média estadual, que é de 27%.
PRIORIDADES
A oficina temática em Marechal Cândido Rondon reuniu 70 empresários, executivos e lideranças da indústria da região. Juntas, as empresas que estiveram representadas no evento são responsáveis por mais de 60 mil postos de trabalho. Os participantes receberam diversos subsídios apresentados pela equipe do Sistema Fiep e fizeram a priorização dos temas que consideram mais relevantes na questão da empregabilidade e produtividade.
Entre os tópicos mais indicados para enfrentar os desafios nessa área estiveram: a criação de um programa inovador para benefícios, emprego e relações no trabalho; a adequação das legislações para contratação de jovem aprendiz e pessoas com deficiência (PcD); programas de formação de líderes; e políticas educacionais com foco na indústria.
Entre outras lideranças, participaram da oficina o coordenador do Conselho Regional da Fiep no Oeste do Paraná, Gilberto Luiz Bordin, e três diretores da Federação: Reinaldo Jorge Scherer, Lucio Kamiji, que coordena o Conselho Temático de Inovação para a Indústria, e Alexandre Damian Reis, que preside o Sindivest (Sindicato das Indústrias do Vestuário do Oeste do Paraná). Também participaram os presidentes do Sibndirepa Toledo (Sindicato das Empresas de Reparação de Veículos e Acessórios de Toledo), Wanderlei Kuhn, e do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko.
Além de Marechal Cândido Rondon, os municípios de Guarapuava (Campos Gerais/Centro), Irati (Campos Gerais/Centro-Sul), Ponta Grossa (Campos Gerais/Centro-Oriental), Londrina (Norte), Maringá (Noroeste) e Ampére (Sudoeste) já receberam a oficina sobre empregabilidade e produtividade da Fiep. A programação será encerrada com um encontro em Curitiba, reunindo lideranças da capital, Região Metropolitana e Litoral, no dia 9 de dezembro. (Foto: Divulgação)