Orçamento do Estado para 2025 recebe 8 mil sugestões
Superou todas as expectativas a participação da população paranaense na campanha lançada pela Assembleia Legislativa do Paraná para receber sugestões ao Orçamento do Estado para o próximo ano. Nada menos que 8 mil ideias foram apresentadas, destinando recursos para as mais diferentes áreas, conforme anúncio feito pelo presidente Ademar Traiano.
Com R$ 78,7 bilhões previstos, valor 15% maior que o de 2024, o projeto da Lei Orçamentária Anual e o orçamento participativo estão sendo debatidos pela Assembleia com representantes do governo, de órgãos estaduais e de entidades da sociedade civil organizada.
As reivindicações da população foram entregues ao presidente da Comissão de Orçamento, deputado Luiz Claudio Romanelli, e ao relator, deputado Evandro Araújo. A Comissão de Orçamento irá analisar as propostas, que poderão ser transformadas em emendas parlamentares incorporadas ao orçamento do próximo ano.
"A Assembleia Legislativa convocou todos os paranaenses para dar sugestões à Lei Orçamentária Anual, com o Programa Orçamento da Gente, e o resultado foi histórico. Recebemos sugestões de todas as regiões do Paraná. Fizemos uma ampla campanha convidando a população a participar e as sugestões foram enviadas através do site da Assembleia", detalhou Traiano.
As principais reivindicações e demandas externadas pela população estão distribuídas em áreas como educação, infraestrutura, saúde, segurança pública, agricultura, turismo e lazer.
O Programa Orçamento da Gente é uma iniciativa inédita da Alep, realizada por meio da Comissão de Orçamento, e faz parte das ações da Casa para abrir espaço à sociedade na tomada de decisões. (Foto: Valdir Amaral/Alep)