Projeto da OAB vai capacitar PMs na mediação de conflitos
A OAB Cascavel, por meio de sua Comissão dos Métodos Adequados de Tratamento e Resolução de Conflitos, está promovendo o primeiro Curso Instrutivo do Projeto Polícia da Paz. O evento será realizado na próxima terça-feira (3), na sede da Ordem, em parceria com a Mediarb (Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem), Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel) e Polícia Militar.
Pioneiro, o curso integra o ProEX (Programa de Financiamento da Excelência da Advocacia Paranaense) e tem por objetivo capacitar policiais e gestores da corporação em métodos pacíficos de resolução de conflitos. Será um dia inteiro de debates, com palestras que visam, segundo o presidente Alex Gallio, reforçar o compromisso da OAB com a segurança pública, aproximando a comunidade da PM, melhorando a comunicação entre policiais e cidadãos e fortalecendo a confiança mútua, a fim de garantir abordagens mais seguras e humanizadas.
"Somos parceiros da PM e da sociedade civil organizada para avançar neste debate transformador, que mostra a relevância de integrar métodos autocompositivos à rotina de abordagens policiais, promovendo justiça, paz e cidadania", pontua.
O PROJETO
O Polícia da Paz é fruto de um planejamento amplo iniciado em 2022 e aprovado em novembro do ano passado pelo ProEX como uma das principais iniciativas da Comissão de Métodos Adequados de Tratamento e Resolução de Conflitos da OAB Cascavel. O objetivo é instrumentalizar os policiais e agentes de segurança com conhecimentos práticos sobre os Métodos Extrajudiciais de Solução de Controvérsias.
Segundo a doutora Mary Andrea Jurumenha, presidente da Comissão, o projeto vai além da segurança pública, pois busca a promoção da cidadania e do diálogo. "Este projeto nos permite ir além da teoria, aplicando técnicas que ressignificam a forma de resolver conflitos, transformando as abordagens policiais em experiências de pacificação", detalha.
Para isso, o curso foi desenvolvido com palestras conduzidas por especialistas da área jurídica e da comunicação, de forma a apresentar ferramentas que fortaleçam a atuação policial de maneira humanizada e eficaz. (Imagem: Divulgação)