O êxodo rural não para
O avanço da tecnologia e da pesquisa, que está mais claro a cada nova edição de eventos como o Show Rural Coopavel, somado a outros fatores, tem mantido o crescimento da migração de brasileiros do campo para as cidades, cuja população passou a ser majoritária em 1980.
Paradoxalmente, ao mesmo tempo em que se tornou um dos maiores celeiros agrícolas do mundo, o País viu os moradores rurais minguarem de tal forma que hoje eles mal passam de 25,5 milhões.
Em todo o Brasil, apenas 12,6% da população, ou quase um de cada dez habitantes, vivia em áreas rurais há dois anos. Bahia (3,3 milhões), Minas Gerais (2,4 milhões) e Ceará (2 milhões) concentravam os maiores contingentes.
Já no Paraná, que é o segundo maior Estado produtor agrícola, atrás apenas do Mato Grosso, a população rural era de cerca de 1,78 milhão em 2000 e caiu para 1,53 milhão em 2010 e para 1,2 milhão em 2022, conforme dados do censo do IBGE divulgados na última semana. A queda acumulada nesse período ficou em 17%, exigindo do poder público um redirecionamento de inúmeros investimentos. (Foto: Sistema Faep)