Escolas desertas, cabeças ocas
Os funcionários dos Núcleos Regionais de Educação do Paraná tiveram hoje um dia diferente de trabalho. Além dos afazeres habituais, tiveram que se ocupar em realizar um levantamento detalhado das escolas que pararam (total ou parcialmente) por conta do ato intitulado "30 Anos do 30 de Agosto", protesto realizado em Curitiba em alusão ao episódio do ataque da PM montada contra os professores no Governo Alvaro Dias e também ao que a APP-Sindicato rotulou de "massacre" de 29 de abril de 2015, já no Governo Beto Richa. Por mera coincidência, também nesta quinta-feira o Ministério da Educação tornou públicos os dados do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) de 2017, que revelaram, dentre outras coisas, que sete de cada dez alunos brasileiros do 3º ano do ensino médio têm nível insuficiente em português e matemática. Reflita sobre isso e tire suas próprias conclusões.
"Falha nossa"
Cida Borghetti deveria participar esta tarde, em Foz do Iguaçu, da entrega de mil títulos fundiários e do lançamento de um novo conjunto habitacional. Deveria, mas não participou. Ela teve de modificar a agenda de última hora depois que sua assessoria de campanha se lembrou que, como candidata à reeleição, não pode participar desse tipo de ato.
Boa ideia
"Preso tem que trabalhar", sentenciou Ratinho Júnior, seguindo a mesma linha de pensamento do presidenciável Jair Bolsonaro, que deixou Ogier Buchi pelo caminho para apoiar sua candidatura ao Governo do Paraná. "Se eleito, vou implantar a fabricação de paver nas penitenciárias para usar na pavimentação de estradas rurais e em projetos de acessibilidade", emendou Ratinho.
Lata de sardinhas
O também candidato a governador João Arruda se mostrou de certa forma assustado ao tomar conhecimento que o Paraná tem algo em torno de 19 mil detentos amontoados em 33 penitenciárias. "É um quadro preocupante. Temos 3,1 mil agentes, o que dá uma média de quatro para cada mil presos", comentou, garantindo que, uma vez vitorioso na eleição, irá dar à área da segurança pública o tratamento devido.
Quatro patas
Toledo poderá regulamentar a implantação de cemitérios privados destinados a cães e gatos. Projeto nesse sentido, do vereador Ademar Dorfschmidt, já está em fase de análise nas comissões técnicas da Câmara. "Os animais domésticos, atualmente, são considerados membros das famílias", diz o autor em sua justificativa.
Tartaruguice
Celso Samis da Silva, ex-prefeito de Foz do Iguaçu, acaba de ter seus direitos políticos suspensos por três anos pelo Tribunal de Justiça do Paraná. O motivo foi a terceirização de mão de obra irregular e o processo já estava amarelado, pois se refere a 2003. E pensar que tem gente que não acredita que a Justiça brasileira anda a passos de tartaruga!
* Pílulas
* O TSE negou hoje o pedido do Instituto Democracia e Liberdade, de Curitiba, para que o nome de Lula não fosse incluído nas próximas sondagens sobre a sucessão presidencial. * O ministro Tarcísio Vieira justificou a decisão dizendo que uma resolução de dezembro passado prevê a presença nas pesquisas de todos os candidatos lançados pelos partidos. * Por falar em pesquisa, o Ibope já prepara mais uma junto ao eleitorado paranaense para ser divulgada lá por terça-feira pela RPC. * Também na próxima semana, o Instituto Radar fará uma segunda pesquisa por encomenda da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná. * Dos 399 prefeitos existentes no Estado, 212 já mergulharam de cabeça na campanha de Ratinho Júnior. * Para compensar, Cida Borghetti conta com o apoio dos prefeitos de Curitiba e Londrina, as duas maiores cidades paranaenses.