Rio Iguaçu começa receber 1,3 milhão de novos peixes
O Rio Iguaçu, que nasce em Curitiba e deságua no Rio Paraná, em Foz do Iguaçu, está ganhando ainda mais vida com o recebimento de 1,3 milhão de novos peixes de espécies nativas.
A ação de repovoamento está sendo coordenada pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca, órgão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, e esse número 18% superior ao lançado no mesmo rio durante a fase inicial do projeto, entre 2021 e 2022, quando o Iguaçu recebeu 1,1 milhão de peixes.
O Governo do Estado vai investir um total de R$ 557,8 mil nesta ação, que também contemplará as bacias dos rios Iguaçu, Ivaí, Piquiri e Tibagi. Os peixes que serão soltos são em estágio juvenil de desenvolvimento, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos.
Vale lembrar que o Rio Iguaçu abriga inúmeras usinas hidrelétricas,como Salto Segredo, Foz do Areia, Salto Santiago, Salto Osório, Salto Caxias e Baixo Iguaçu. Uma série de barragens forma belos lagos que, além de energia, possibilitam um grande incentivo à pesca esportiva e ao turismo de toda a região. (Foto: Divulgação Sedest)