Bia Figueiredo faz história: 1ª mulher campeã da Copa Truck
A história do automobilismo brasileiro tem um novo capítulo escrito por Bia Figueiredo. Neste domingo (16), no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), a paulista venceu novamente e se tornou a primeira mulher a faturar um título em uma categoria de caminhões. A conquista da coroa veio na temporada em que ela celebra 30 anos de automobilismo e se consolida como um dos principais nomes no cenário da modalidade. Ainda no pódio em Curvelo, ela relembrou os momentos de início e tudo o que fez para chegar até aqui.
"Tudo começa com os meus pais que acreditaram em colocar uma menina no kart, algo só para homens naquela época. Quatro meses depois de eu começar, Ayrton faleceu, e eles continuaram me apoiando. Levei 20 anos para conquistar um título, e muitas coisas passam pela sua cabeça, mas encontrei pessoas que não me deixaram desistir. Ainda não tenho a dimensão do que é isso que conquistei hoje. Estou muito feliz e muito grata a dezenas de pessoas que sempre me apoiaram, em maior ou menor grau, à minha família e meus filhos lindos. Celebrar 30 anos de carreira com um título aqui na Copa Truck é para comemorar muito", declarou a piloto, que leva as marcas da Addiante, Motorista PX, LNG, Sem Parar, Alma Viva, Saque Pague, Gisa Weels, Prometeon, Rodobens e Monroe em seu caminhão Mercedes-Benz.
"Eu quero agradecer à Débora [Rodrigues] por ter iniciado essa história. Ela é uma pioneira, guerreira, e que fez tudo do zero para que agora a gente pudesse estar comemorando o primeiro título de uma mulher na Copa Truck. Talvez, se ela tivesse recebido o apoio e os conselhos de automobilistas no início da carreira, como eu, a história seria, ainda, muito mais bonita", completou.
A conquista de Bia Figueiredo veio na sua segunda temporada nos caminhões. Até agora, ela tem cinco pole-positions na temporada com sete vitórias conquistadas em oito etapas disputadas. Ao longo de dois anos, são oito poles e oito vitórias.
O próximo desafio de Bia Figueiredo está marcado para dias 7 e 8 de dezembro, no Autódromo de Goiânia. Caso vença uma das provas da última etapa, ela se igualará a Beto Monteiro com o maior número de vitórias em uma temporada.