Sanepar amplia rede de esgoto de N. Aurora, Ampére e Beltrão
Três novas frentes de obras estão sendo desenvolvidas para ampliar os sistemas de esgoto sanitário de Nova Aurora, no Oeste, Francisco Beltrão e Ampére, no Sudoeste. Com R$ 41 milhões de investimento, a Sanepar está implantando novas redes de coleta do esgoto, unidades de bombeamento e redes auxiliares para transporte do esgoto que vão permitir que mais de 2 mil imóveis passem a contar com o serviço de coleta e tratamento nas três cidades.
A gerente-geral da Sanepar, Rita Camana, destaca que o compromisso da empresa é com a saúde da população. "O planejamento e o programa de investimentos da Companhia são direcionados para melhorar a qualidade de vida das pessoas, para recuperar e preservar o meio ambiente e para garantir o desenvolvimento social e econômico dos municípios", diz.
O sistema de esgoto sanitário de Nova Aurora conta com investimentos de R$ 3,8 milhões para atingir, em agosto de 2025, 71% no índice de atendimento com a rede coletora de esgoto. Quase 13 mil metros de redes e coletores estão sendo instalados na cidade, permitindo a interligação de 493 novas ligações à rede pública de coleta e tratamento do esgoto.
Com duas estações de bombeamento de esgoto e mais de 27 quilômetros de tubulações a Sanepar irá coletar, transportar e tratar os efluentes domésticos de 1.335 imóveis das regiões dos bairros Esperança, Cohabitran, Girardi II, Terra Nossa e Recanto Verde, em Francisco Beltrão. Com esse empreendimento a cidade alcançar mais de 86% de cobertura com a rede coletora de esgoto. A previsão é a de que essa ampliação esteja concluída até outubro do próximo ano.
Em Ampére, a Sanepar trabalha para que a cidade chegue a mais de 83% de atendimento com a interligação de mais 358 imóveis ao sistema de esgotamento sanitário da cidade. Estão sendo assentados 16,7 mil metros de redes, coletores e uma estação de bombeamento para transportar o esgoto até a unidade de tratamento. Em paralelo, a estação de tratamento de esgoto está recebendo investimentos para implantação de pós-tratamento, filtros, decantadores e leitos de secagem. As obras devem ser concluídas em fevereiro de 2026. (Foto: Divulgação Sanepar)