Paraná implanta bolsa auxílio e passagem gratuita para idosos
Segundo o IBGE, até 2030 o Brasil terá mais pessoas idosas do que jovens e crianças menores de 14 anos, o que exigirá novas políticas públicas voltadas à chamada terceira idade. Para atender essa demanda, o Paraná largou na frente e acaba de implementar dois programas destinados a essa parcela da população, ambos sancionados nesta semana pelo governador Ratinho Junior.
O primeiro é a criação de duas bolsas financeiras voltadas tanto para os idosos em situação de vulnerabilidade quanto para seus cuidadores, além de uma rede para promoção de atividades de lazer, cultura e esporte adaptadas às necessidades deste segmento da população. R$ 7 milhões por ano serão investidos nessa iniciativa, que levará auxílio financeiro aos municípios parceiros.
A Bolsa Agente do Saber será paga às pessoas com 60 anos ou mais em situação de vulnerabilidade socioeconômica, visando fortalecer sua autonomia e o desenvolvimento pessoal, físico e mental através da valorização de habilidades, estímulo à participação na comunidade e combate ao isolamento social.
Já a Bolsa Cuidador vai apoiar cuidadores familiares e informais, promovendo o reconhecimento do cuidado como atividade econômica. Em um primeiro momento ela será destinada aos que se dedicam exclusivamente a esta atividade e não possuem remuneração.
"Hoje não existe uma referência de política pública integrada voltada, principalmente, ao cuidado das pessoas idosas. As pessoas não se prepararam para viver muitos anos, então o programa traz uma visão ampla e completa, criando uma rede de atendimento e valorizando aqueles que promovem o cuidado daqueles que precisam", explica a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
PASSAGEM GRÁTIS
Outra lei sancionada pelo governador garante passagem de ônibus de graça para idosos em viagens intermunicipais dentro do Paraná. Com implementação prevista para daqui a 180 dias, ela prevê que as empresas prestadoras do serviço reservem para pessoas idosas credenciadas assentos para uso gratuito e também para venda com desconto de 50%.
De acordo com a lei, deverão ser reservados, em cada ônibus, dois assentos para uso gratuito e outros dois para venda com desconto de 50%, por um período de até três horas antes do início da viagem. Caso não haja demanda, eles poderão ser destinados a outros usuários.
Para solicitar a gratuidade, é necessário ter idade igual ou superior a 65 anos, renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos nacionais, estar inscrito no CadÚnico do Governo Federal e possuir a Carteira da Pessoa Idosa Paranaense 65+. (Foto: AENPR)