Pavimentando o caminho
Quem conhece Leonaldo Paranhos e seu projeto político, sabe de cor e salteado que ele não irá se recolher assim que entregar o comando da Prefeitura de Cascavel a Renato Silva, em 1º de janeiro.
Além de ter um cargo estratégico no Estado assegurado por Ratinho Junior, conforme o Alerta Paraná informou em primeira mão ainda em junho passado, ele se empenhará em pavimentar o próprio caminho político em busca de algo ainda maior.
"Faço parte de um grupo político em que o líder estadual é o governador Ratinho Junior. Ele vai definir quem será candidato. Onde ele escalar eu vou jogar. Até no banco de reservas. Eu não sou candidato de mim mesmo", disse Paranhos em entrevista a Caio Gottlieb no programa Jogo Aberto, da TV Tarobá, que está sendo repercutida pela crônica política de Curitiba.
"Eu sou um prefeito do interior e o Ratinho tem outros nomes. Agora, vou trabalhar para isso e quero construir um plano de governo e, evidentemente, estarei onde o governador me escalar. Se ele me escalar como candidato a governador, claro [que estarei nesta disputa]", acrescentou.
Paranhos tem a seu favor algo que nenhum de seus eventuais concorrentes em 2026 tem: o título de prefeito mais bem avaliado do País, com 85,7% de aprovação conforme levantamento do Instituto Paraná Pesquisas realizado ainda em dezembro do ano passado.
Vale lembrar que Cascavel já teve um representante no cargo mais importante do Estado: Mário Pereira, que governou o Paraná de abril a dezembro de 1994, depois que Roberto Requião renunciou para concorrer ao Senado. (Foto: Divulgação Secom/PMC)