Filho de tigre... Neto de Aníbal vai presidir a Assembleia do PR
Se filho de tigre sai pintado, como diz o velho jargão popular, por que com neto haveria de ser diferente?
Ninguém, em toda história política do Paraná, teve uma carreira tão vitoriosa quanto o velho Aníbal Khury. Foi deputado estadual por 14 vezes, primeiro secretário por oito vezes e presidente da Assembleia Legislativa por três vezes. Amado por uns, nem tanto por outros, costumava mandar tanto quanto o governador.
Ao falecer, em agosto de 1999, Aníbal deixou como legado para seus eleitores um jovem em cujas veias corre o mesmo sangue: o neto Alexandre, que assina Curi e não Khury e ingressou na política muito cedo, aos 16 anos, como assessor parlamentar do avô, em 2000 se elegeu vereador mais votado de Curitiba, dois anos depois se tornou o deputado com a maior votação do Estado e já está no sexto mandato na Assembleia.
"Nós estamos em busca do selo diamante de transparência. Também vamos continuar levando a Assembleia para mais perto da população, com a Assembleia Itinerante, aumentando o ritmo ano que vem, em diversos municípios do Paraná para ouvir as principais demandas da população", disse ele ao ter sua eleição como presidente corroborada em sessão nesta segunda-feira (11).
"A Assembleia do Paraná é a única do Brasil que devolve 30% do seu orçamento para o Poder Executivo. Este ano vamos atingir R$ 420 milhões e a expectativa é aumentar em 2025. Também vamos avançar na tecnologia, na inovação, no uso da inteligência artificial", assinalou.
O PAPEL DE GUGU
O cascavelense Gugu Bueno será o único representante da Região Oeste a compor a nova mesa diretiva da Assembleia Legislativa do Paraná, mas ocupará logo o segundo cargo mais importante na hierarquia da Casa. Ele irá suceder o próprio Alexandre Curi na primeira secretaria, que tem como atribuição o ordenamento de todas as despesas do Legislativo.
Também integrarão a nova direção os deputados Maria Victoria, na segunda secretaria; Requião Filho, na terceira secretaria; Alexandre Amaro, na quarta secretaria; Moacyr Fadel, na quinta secretaria; Flávia Francischini, na primeira vice-presidência; Delegado Jacovós, na segunda vice-presidente; e Moacyr Fadel, na terceira vice-presidência. (Foto: Orlando Kissner/Alep)