Encontro em Foz do Iguaçu vai debater turismo náutico
Com o crescimento do setor de turismo, que ficou 5% acima da média nacional no primeiro semestre de 2024, o Paraná começa a apostar mais alto na exploração do lazer sobre as águas para impulsionar ainda mais o setor. Por isso, Foz do Iguaçu foi escolhida para sediar, dias 28 e 29 de novembro, a segunda edição do Congresso Internacional Náutica, que reunirá lideranças e especialistas.
O evento integra a programação do Foz Internacional Boat Show, este direcionado ao público em geral e considerado a maior vitrine de produtos e serviços náuticos do Estado, que também começará no dia 28, mas se estenderá até 1º de dezembro, no Iate Clube Lago do Itaipu, com a chancela do Grupo Náutica, por meio da Boat Show, responsável pelos maiores eventos da América Latina e geração de mais de 70% dos negócios náuticos no País.
"Se você olhar no mapa, o Paraná é quase uma ilha, com volume gigante de represas e hidrelétricas. Além disso, observamos que o segundo esporte mais praticado no Brasil é a pesca esportiva e o Paraná tem várias pequenas indústrias de barcos para pesca. Também entendemos que a infraestrutura é grande contribuidora para esse setor, possibilitando o acesso e o lazer, o que impulsiona outros setores como hotelaria, restaurantes e vários serviços no entorno", disse o governador Ratinho Júnior durante o congresso realizado recentemente em São Paulo.
PROGRAMAÇÃO
Durante o Congresso Internacional Náutica de Foz do Iguaçu haverá mais de uma dezena de palestras e a presença de autoridades como Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica; Márcio Nunes, secretário de Turismo do Estado do Paraná; Everton Luiz da Costa Souza, secretário de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Paraná; Aline Teigão, gerente de turismo da Itaipu Binacional; Rafael Andreguetto, diretor de políticas ambientais da secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Paraná, Eduardo Colunna, presidente da Acobar, entre outros.
Potencial, novidades e projetos do turismo náutico no Paraná; economia náutica do Lago de Itaipu e as perspectivas do turismo náutico em águas interiores; resultados do primeiro ano do Fórum Permanente de Turismo Náutico do Lago de Itaipu; trabalhos científicos; incentivos fiscais; casos de sucesso no Brasil; pesca esportiva e um painel internacional com representantes do Brasil e Paraguai discutindo as perspectivas do setor serão alguns dos temas abordados.
Ao público em geral haverá uma ampla vitrine de produtos e serviços náuticos para exposição com a expectativa de atrair mais de 10 mil pessoas e cerca de 30 marcas expositoras, entre elas, embarcações de prestigiados fabricantes e novidades como jets, acessórios e várias atrações de lazer para toda a família. (Foto: Douglas Guimarães/Revista Náutica)