Universidades ampliam vagas aos estudantes da rede pública
A partir de 2025, as universidades mantidas pelo Governo do Paraná vão assegurar um número ampliado de vagas aos estudantes oriundas da rede pública de ensino. Isso se dará por meio do Aprova Paraná Universidades, lançado nesta quinta-feira (7), na sede da Unioeste, em Cascavel, com a presença dos secretários estaduais Roni Miranda (Educação) e Aldo Bona (Ensino Superior) e os reitores das sete instituições alcançadas pelo programa.
Nesse novo modelo, as universidades estaduais vão destinar 20% das vagas para alunos da rede pública estadual por meio do programa, utilizando como critério de seleção as notas da Prova Paraná Mais, marcada para os dias 12 e 13 de novembro. A avaliação faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná e tem como objetivo ampliar o acesso ao Ensino Superior e estimular os estudantes do Ensino Médio a seguirem seus estudos acadêmicos
"O programa é uma possibilidade que nossos alunos das escolas públicas estaduais do Paraná têm a mais para entrar na universidade. A discussão já vinha acontecendo ao longo do tempo e nós resolvemos avançar. A partir disso, houve um diálogo e discussão em grupo. É muito importante essa parceria com a Seed e a Seti e das sete universidades estaduais do Paraná, trabalhando em conjunto pois o grande objetivo é o benefício dos nossos jovens", declarou o reitor da Unioeste, Alexandre Almeida Webber.
Após fazer a Prova Paraná Mais, o estudante precisará se inscrever no site do Aprova Paraná Universidades e escolher até dois cursos em cada uma das sete universidades públicas estaduais para concorrer a uma vaga. (Foto: Divulgação Unioeste)