Ordenha robotizada ajuda a revolucionar pecuária leiteira
Com uma boa parceira financeira é possível mudar de vida e construir um negócio sólido. Em 2014, Micheli Muller Scheneider e o marido Virlei Paulo Schneider, de Santa Helena, resolveram iniciar a atividade leiteira na propriedade, com uma produção à moda antiga. Com o tempo, foram investindo no negócio e hoje contam com uma ordenha robotizada, que facilitou o trabalho e aumentou a produtividade dos animais.
Micheli conta que começaram pequenos e foram buscando aumentar a produção. Em 2015, começaram a utilizar o sistema compost barn, um sistema de confinamento que aproveita os dejetos orgânicos dos animais para gerar compostagem em cama coletiva. Sempre buscando tecnologias e meios para melhorar a qualidade de vida dos animais.
Em 2020, buscaram uma parceria financeira com a Sicredi, seguindo os passos do pai de Virlei, seu Genésio Schneider, um dos sócios fundadores da agência Sicredi de São Roque e associado desde 1992. "Desde o início a parceria com a cooperativa foi muito sólida e muito verdadeira, e se não fosse a Sicredi, nossa propriedade não estaria tão tecnológica e não teríamos conseguido a ordenha robotizada", celebra a associada.
Em busca de um atendimento diferenciado e de um relacionamento mais próximo, Virlei optou por transferir a movimentação de sua propriedade, um sítio, para a Sicredi Vanguarda em nome de sua esposa. Há cerca de cinco anos, ele fez uma escolha ousada ao se desligar de um concurso público para se dedicar à atividade leiteira, um caminho que muitos o chamaram de "louco". No entanto, seu desejo de proporcionar uma melhor qualidade de vida para sua família o motivou a seguir essa trajetória desafiadora.
Desde a construção do barracão para abrigar as vacas leiteiras, a Sicredi Vanguarda esteve ao lado do casal, apoiando todos os investimentos e melhorias na propriedade. Após dez anos de dedicação, os frutos desse esforço são evidentes: a propriedade, que começou como um sítio, agora se destaca como uma fazenda próspera.
A gerente da agência Sicredi de Santa Helena, Lisangela Kuhn, destaca o compromisso da cooperativa com seus associados. "Nosso objetivo é ser um verdadeiro parceiro para os produtores rurais, oferecendo soluções financeiras adequadas e apoio estratégico. Estamos orgulhosos de fazer parte da trajetória de sucesso do casal e de tantos outros associados do agronegócio", afirma.
Recentemente a instalação de um robô de ordenha transformou a rotina da família. Antes, o dia a dia era marcado por horários exaustivos, com a ordenha realizada três vezes ao dia, começando às 5h30 e terminando à meia-noite. Hoje, com a tecnologia a seu favor, as vacas ordenham-se sozinhas, permitindo que a família desfrute de mais tempo livre e uma qualidade de vida significativamente melhor. Virlei comenta que, com a instalação, tiveram uma redução na mão de obra, no horário de trabalho e ainda, um aumento na produção de leite. (Foto: Divulgação)