Cascavel, 21 de novembro de 2024
05/11/2024 - 14h03

Arquidiocese rebate críticas da TFP ao arcebispo de Cascavel

Comentários

Soraia almeida
09/11/2024 - 10h23
Quem disse que TFP é o mesmo que o IPCO? Quem escreve deve informar-se melhor. Sim, o bispo errou, o CVII é claro, o código de direito canônico também e a vida dos santos mais ainda. Medieval é comparar a eucaristia como alimento qualquer. Somos todos medievais! Essa nota da diocese é tão pífia quanto a fala do bispo%u2026 Quero ver sair dessa%u2026 ficou feio, o povo acordou, a internet tem muito lixo mas tem muita coisa boa trazendo doutrina e formação para as pessoas. Quer ser pastor? Apascente suas ovelhas e não as encaminhe ao erro! E sim! Temos a obrigação caritativa de opor-se ao erro, do contrário seremos cumplices.

Claudio
08/11/2024 - 14h02
https://padrepauloricardo.org/blog/como-comungar-na-mao Acima vai uma clara explicação sobre o assunto. Receber Nosso Senhor Jesus Cristo é confirmar nossa Fé, um ato solene e vital para todo católico. Particularmente, prefiro receber a Hóstia de joelhos e na boca, em respeito e total submissão ao Salvador do mundo e para diminuir ao máximo a possibilidade de uma partícula do Sagrado Sacramento cair ou se perder.

Guilherme Perini
07/11/2024 - 18h06
AD DEI MAJOREM GLORIAM Salve Maria ! Congregação Mariana de São Luiz Gonzaga, paróquia Santa Rita de Cássia em Presidente Prudente -SP

Guilherme Perini
07/11/2024 - 17h54
O que diz o Concílio Vaticano 2 e os documentos papais pré e pós conciliares sobre a distribuição do CORPO E SANGUE DE CRISTO? Qual é a opinião do Papa ? Vamos ensinar o Papa ou ele não é legítimo ? O humilde São Escriva da inúmeros exemplos de como obediente mente se expressar neste sacrossanto e importante assunto.

Ligia Maria Mello
07/11/2024 - 11h52
O Arcebispo está certissimo. Eu tenho nojo de tomar comunhão após o Padre ou ministro dar na boca de alguém. Vivemos num momento onde há muitas doenças transmitidas via saliva e eu não quero correr o risco de pegar. Essa gente uns tola e conservadora que ficam vivendo leizinhas ao deviam se preocupar mais com aqueles que não tem o que comer. A mão é tão pura quanto a boca, o importante é seu coração, sua mente e suas ações serem puras. Se Você for um perverso sua boca será tão impura quanto sua mão.Respeite o Bispo e seus Sacerdotes ou vá para a Igreja do Lefevre ou do Malafáia, lá são legalistas e combinam com Você que é retrógado e não aceita esclarecimentos.

José Lima
07/11/2024 - 10h17
O senhor Bispo, tão afeiçoado ao mundo moderno e contemporâneo, esqueceu que existe algo chamado "filmagem em vídeo" e outra coisa chamada "internet". Não adianta "nota explicativa" (que não explica nada) quando basta a qualquer pessoa ASSISTIR e ver com os próprios olhos as falas descabidas e desrespeitosas do mesmo, falas essas indignas de um sucessor dos Apóstolos. Esse pessoal elogia tanto as mudanças trazidas pela modernidade, mas esquecem que já não estamos mais no tempo em que diziam bobagens que contrariam a Doutrina da Santa Igreja e os fiéis ficavam apenas calados, por não terem como provar.

MARIA NAZARE DA SILVA
07/11/2024 - 07h47
A defesa do senhor bispo em.queatao diz que descontextualizaram sua fala,porém quando critica catequistas e MEC e bem claro. Sou catequista ensino minhas crianças a receber com respeito a sagrada Eucaristia, das duas formas: mão e boca. Agora escarnecer os nossos ensinamentos, dizendo q é arcaico?! Então o papa BentoXVI estava equivocado?? Me poupe, se poupe nos poupe.

Paulo Dalla Rosa
06/11/2024 - 21h56
Estamos a caminho do Ano Jubilar , A Esperança não engana.Esses Mestre e doutores da lei que se julgam donos da verdade, lembrem se que o Bispo tem o dever de conduzir seu povo.Mediante os tempos e a realidade que vivemos , a nossa preocupação deve se voltar aos pobres , os menos favorecidos, o bispo agiu conforme o que Cristo faria, aproximar do povo.Eu rezei muitas missas em cima de uma caixa de fruta e o Cristo consagrado é o mesmo que é consagrado nas grandes catedrais, porém uma diferença, rezei e comunguei com os pobres que querem Jesus e não normas, leis e tantas besteiras que levam a lugar nenhum. Bando de tapados.

Pedro Luiz
06/11/2024 - 18h30
A Igreja está ficando dividida. Tantos abusos litúrgicos para serem corrigidos. Gente que vai à Missa de sandália, bermuda, camiseta, minissaia. Fazer a saudação quando não há convite pelo Padre, palmas, gestos e danças eno silêncio após a Comunhão invadido por cantos. Nada disso é esperado pois a Missa é o Sacrifício de Jesus.

JUCIMAR CARVALHO GODINHO
06/11/2024 - 17h14
O fiel católico pode comungar Nosso Senhor Jesus Vivo na Eucaristia como desejar. Tantas coisas mais importantes a defender em nossa Igreja que está sendo banalizada por leigos e até padres, que esta atitude do bispo só divide mesmo. Triste mas real.

Inácio Da Cruz Ribeiro
06/11/2024 - 16h56
Alguém aí acima falou dos Arautos do Evangelho, saiba está pessoa que os Arautos do Evangelho têm reconhecimento Papal é uma sociedade religiosa de direito Pontificio. Com total obediência ao santo Padre e as leis da Santa Igreja Católica Apostólica Romana. Não confunda nem propague inverdades.

Abrão José Melhem
06/11/2024 - 16h51
Hipotecamos total apoio ao querido Arcebispo e bela nota expedida pelo Clero Diocesano.

Marcos Gomes
06/11/2024 - 15h23
Apenas para esclarecer, o Instituto Plinio Corrêa de Oliveira não tem nenhuma ligação com a Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade (TFP).

ADMILDE FONSECA BRAGA
06/11/2024 - 13h09
Meus amados irmãos católicos, vamos lembrar dos ensinamentos fo nosso mestre e Senhor, Jesus:Vigiai e orai.O leão sempre estará a rugir,levando a IGREJA DE JESUS CRISTO, à brigas e divisões. O Espírito Santo que guiou a Igreja na idade média e em outros tempos é o mesmo. Ou alguns de vocês acham que não? O bispo não disse que negaria como nunca negou .Apenas está estudando para a coerência. Uma pergunta: Porque o padre e o ministro pegam com as mãos? Qual é a diferença? Por que pegar a hóstia com a mão é desrespeito? A mão e a boca não são fo mesmo corpo. É muito feio esse desrespeito a um bispo ou a qq pessoa que fale para o bem. Aliás, essa gente desrespeita o Papa, quanto mais aos outros. ISSO ME DEIXA MUITO TRISTE. QUEM DIVIDE NÃO É SEGUIDOR DE JESUS CRISTO. PAZ PARA NOSSA IGREJA!

Fernando Pires de Almeida
06/11/2024 - 12h37
Eu comungo destas duas maneiras. Na boca e com as mãos formando uma concha e após a hostia ser colocada na minha mão, tomo-a e a levo à boca na frente do celebrante ou ministro, observando se não ficou fraguimento. Em missas pela TV vejo pessoas sem o devido catecismo pegar como pinça com uma das mãos. Falta orientação.

JOSÉ MARCOS DE MENDONÇA
06/11/2024 - 11h54
Lamentável a homilia. Conforme o Missal, podemos comungar de três formas. Se falando de Sinodalidade e discriminando aqueles que pensam diferente. Lamentável sua fala chamando os fiéis de retrógrados vivendo na Idade Média. Foram nefastas suas palavras. Infelizmente qualquer palavra que vier tentando consertar, não surtirá efeito. Não se trata os fiéis assim. Lamentável

LUCINEY ALEX PINHEIRO
06/11/2024 - 09h31
Vamos seguir exemplo dos papas comunhão na boca

ANTONIO AUGUSTO SILVA JÚNIOR
06/11/2024 - 09h20
Jesus na última ceia pronunciou a seus discípulos dizendo: "Tomai e Comei isso é o MEU CORPO..." depois tomando o cálice pronunciou a seus discípulos dizendo " Tomai e beber isso é o MEU SANGUE.... Isso é preciso refletirmos ao receber a Eucaristia que devemos não apenas comer, mas tocar ou tomar nas mãos e comer, Doutra forma bastaria dizer apenas " Comei e Bebei" Tomai no sentido de receber com as mãos para que não sejas incrédulo de comer e beber a SANTA EUCARISTIA

Edvaldo José de Araújo
06/11/2024 - 08h18
Nosso Senhor Jesus Cristo deu dos Apóstolos a Santa Comunhão na mão, mas a Igreja, que é guiada pelo Espírito Santo desde seus primórdios, nos conduziu a comungar na boca, e hoje temos a abertura de também comungar na mão, então penso que o Arcebispo está errado ao querer que todos comunguem somente na mão. Eu, enquanto forças tiver, quero comungar de joelhos e na boca. E quero e desejo que o Arcebispo respeite minha decisão. E outro sim, rezo pela unidade da Santa Igreja. E pelo vulto que tomou a fala dele, peço e desejo que ele se retrate, pois a Santa Igreja não é uma ditadura.

VICTOR
06/11/2024 - 07h29
Apesar de achar que há espaço para diferentes formas de comunhão, o ensinamento da Igreja (inclusive do Concílio Vaticano II, com maior clareza no Redemptionis Sacramentum de 2004), é de que a comunhão deve ser ofertada à boca, podendo ser entregue também na mão para comunhão imediata e testemunhada. A partir disso surgem algumas observações: 1. É algo referente à religião cristã católica apostólica romana, mas se torna um campo de debate político que extrapola esse contexto e, por vezes, configura-se briga de ideologias ao invés de modo de respeito a Deus. 2. O bispo tem dever catequético e tem direito a opiniões, o erro foi colocar a própria visão acima do ensinamento geral e emitir juízo de valor usando da posição hierárquica como instrumento de intimidação e ridicularização para impor sua opinião como verdade acima de um elemento já definido por Roma, extrapolando seu serviço episcopal. 3. É uma oportunidade de reflexão e humildade, inclusive porque quem critica deve também procurar caridade.

Alexandre Parente
06/11/2024 - 07h24
A beleza da Igreja está na diversidade dos carismas. " O Espírito Santo sopra onde quer". Infelizmente estamos perdendo "fieis" para igrejas evangélicas. A fala desse bispo afasta jovens que acabam de receber o sacramento da Crisma. Saibamos estar abertos às graças fabricantes da Igreja.

José Luiz Linardi Gomes
06/11/2024 - 06h25
Jesus não deu na boca o Pão Consagrado, deu-lhe nas mãos dos Apóstolos. Temos que seguir Pedro: "Também eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu lhe darei as chaves do Reino dos Céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus; e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus." (Mt 16,18-19). Olha, Pedro recebeu as chaves do Reino de Deus e o que ligar na terra será ligado no Céu... Observe que o Papa tem poder até no Céu... Quem desobedece o Papa, os Concílios é um apóstata, herético como a TFP, ARAUTOS DO EVANGELHO, Igreja Palmariana (Espanha). Temos que seguir o Papa. O legítimo representante da Igreja é não os heréticos da TFP e outros. A tradição ajuda a pecar: :Isto é, devem abandonar os velhos costumes e maneiras antigas de viver, corrompidos por desejos enganadores, e devem renovar a vossa mentalidade, seguindo os critérios do Espírito. Vivam, portanto, uma vida nova, uma vida digna da nova Humanidade criada à imagem de Deus, baseada na justiça e na santidade que vem da verdade" (Éfesios 4,22-24). O conservadorismo nos leva a alienação, nos acomoda, nos faz cristãos de bibliotecas. Temos que seguir o Bispo de Cascavel e não a alienada, anacrônica TFP.

Augusta Santos Antunes de Oliveira
06/11/2024 - 04h36
Irmãos, ñ seriano caso de preocuparmos com o sofrimento do povo, com a fome do que com a maneira de se comer?

Alexandrino Pereira Neto
06/11/2024 - 03h26
O documento oficial da Igreja é o Concílio Vaticano II, quem não o aceita, não é Igreja católica. Já conhecemos essa TFP desde o golpe militar de 1964. Nosso apoio ao Sr. Arcebispo Dom Mário. Abraço solidário.

Jacir Hoiça
06/11/2024 - 00h52
Eu vou torcer pela Briga

José Francisco da Costa
06/11/2024 - 00h45
O vídeo não foi descontextualizado. O que ele disse, ele disse, não tem contexto que justifique o que o bispo disse, tentando dessacralizar a Presença Real de Nosso Senhor Jesus Cristo, dizendo que quem recebe comida na boca é criança... "Deixai vir a mim as criancinhas"... "Ai daquele que escandalizar uma dessas criancinhas"... Ele escandalizou com suas palavras. Em vez de justificar o injustificável, o bispo devia reparar o mal que fez às almas. Se há gente escandalizada, ele devia se preocupar em fazer um exame de consciência e ver onde escandalizou e explicar o contexto. Se é que há um contexto justificando as palavras escandalosas, que seja apresentado o contexto.

Amarílio Dias
06/11/2024 - 00h04
Penso que devemos considerar a onda de casos da doenxa mpox que anda se espalhando e aumentando pelo mundo E uma das transmissões e pela saliva penso que até por motivos de higiene sanitária vale a pena refletir sobre a decisão do Arcebispo acho correto Quanto a receber Jesus sacramentado na boca ou na mão não e o tão importante a ser refletido mas sim antes de recebê-lo refletir se está realmente preparado e de coração puro para recebe-lo

PAULO GOMES DA SILVA
05/11/2024 - 22h11
Concordo plenamente com o bispo,mais enfilimenta os católicos estão acostumados a viver fazendo tudo errado dentro da igreja por falta de catequese e não querem se catequizados.

Pedro Miguel Longo
05/11/2024 - 21h47
Infelizmente o Sr Arcebispo desprezou a fé e menosprezou os fiéis. Sim, somos velhos, retrógrados. Mas não precisamos de sua modernidade nem desses ensinamento contrário a fé católica. E não adianta a arquidiocese remendar essa infeliz colocação sem argumento algum. Não aceito tamanha desconsideração de quem deveria zelar pela Santa Eucaristia. Lamentável.

VINICIUS VIRGENS JACOB
05/11/2024 - 21h46
Figura abjeta essa bispo. Além de mal educado, vai de confronto a fé cristã. Ele é o melhor exemplo da péssima formação do clero brasileiro. Espero que ele se converta ao cristianismo.

Joaquim
05/11/2024 - 21h36
Ao meu ver este pessoal da TFP, deveria se preoucupar mais com o ensinamentos deJesus, do que velhas tradicoes que se perdem ao longo do tempo, vamos nos preocupar mais com oracoes, para surgimento de novas vocacoes e adimiro muito uma MEce, ter uma posicao desta, primeiramente devemis obedecer o nosso paroco e sucessivamento o Bispo, sao Catolicos como estes de fachada que infelismente temos, vejo o caso da Politica, apoios evangelicos que nada fazem por nossa Religiao, nos respeitamos a todos. Quando eles nada fazem e quando um Padre, Bispo, Arcebispo, cardeal , cita algo que deveriamos refletir muito, tem irmaos nossos que vao para fila Comunhao,e ao querer receber a Eucarista ficam com lingua mais encolhida possivel e ai quem esta entregando algo santificado toca na saliva e outro irmao como fica, vivemos num mundo onde as transmissoes de doenca sao gde, Nao e Nojo Nenhum, mas e uma questao de higiene e de respeito ao outro.

Elizabete delezua
05/11/2024 - 20h53
Muito triste isso que está acontecendo dentro da Santa Igreja Católica Apostólica muito triste, quando alguém que deveria ensinar bons costumes e respeito com o sagrado, fica criticando que deseja receber nosso senhor Jesus Cristo de uma maneira mais diguina, o bipo de aparecida também não deixa receber a comunhão na boca, como alguns já faltaram nos comentários acima ser padre e ser. Bispo não e profissão e não e obrigado a ficar no ministério deixe para outros padres que realmente vivem sua vocação e sua missão dentro da igreja, muito triste! Não vamos deixar que lobos vestidos com pele de ovelhas nos afaste da verdadeira igreja instituída por nosso senhor: tu és predro e sobre ti edificarei a minha igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Continuamos fermes a foice logo passará e os lobos retiraras e os fies continuarão até o dia que nosso senhor Jesus Cristo voltará.

Assis
05/11/2024 - 20h25
O modo a receber a comunhão é um assunto "pacificado" na Igreja: o fiel escolhe o modo, na mão ou na boca; de pé ou de joelhos. Assim, a fala do Metropolita causa espanto, porque é uma fala que causa divisão e dor! Talvez tenha sido por ingenuidade; mas também fica espaço para se pensar que fora uma fala planejada! Não se discute o Magistério do Bispo em sua diocese, mas é importante que esse agir não seja fonte de polêmicas, dores ou divisões. Isto nunca foi bom para a Igreja e nem ninguém! Passado tudo isso, o bispo será sempre lembrado no futuro não por tantas coisas boas que fez e faz; mas por essa fala infeliz (Qual bispo? Aquele da fala sobre a comunhão...). Enfim, ironicamente Ele é vítima das "coisas dos tempos atuais", justo a "atualidade" que com garra Ele defendeu na homilia. Infelizmente! Que situação!

NOE
05/11/2024 - 20h14
Lendo esses comentários percebi o quanto devemos rezar pelos católicos de hoje que pensa e agem como os medievais, o concílio Vaticano segundo veio trazer uma nova era para igreja, já vir até movimento para celebrar missas em Latin, somente com católicos gregorinos. Nossa solidariedade ao arcebispo!

Gilson
05/11/2024 - 20h08
Boa noite, o que está faltando aos fies e ler os documentos da Santa igreja, na Instrução "Redemptionis Sacramentum" no número (91 ) diz: Na distribuição da Sagrada Comunhão deve recordar-se que " Os ministros sagrados não podem negar os sacramentos aqueles que oportunamente os pedirem, se estiverem devidamente dispostos e pelo direito de não se encontrarem impedidos de os receber" Portanto, qualquer católico batizado que não esteja impedido pelo direito, deve ser admitido a sagrada comunhão. Por isso, não é lícito negara um fiel a Sagrada Comunhão, pela simples razão, por exemplo, de querer receber a Eucaristia de joelhos ou de pe (92) Todo fiéis tem sempre o direito a escolher se deseja receber a Sagrada Comunhão na boca ou na mão. Seria bom o Bispo ler todo o documento.

Noé Nogueira
05/11/2024 - 20h08
Depois dos loucos na política, influenciaram até dentro da igreja, o mais importante é estarmos preparados para receber Nosso Senhor, ao invés de ficar com picuinhas contra uma orientação do bispo, vamos perder menos tempos com esse comportamento, já está ficando sem graça desses pseudos religiosos fanáticos!

Madson
05/11/2024 - 20h08
Esse tema é bem delicado. Porém l, se o fiel preferir na boca é direto dele.

Pe. Clésio dos Santos
05/11/2024 - 20h02
Ex.mo sr. Arcebispo, Dom Mário, saudação fraterna! Conte com apoio e orações, perfeita a reflexão feita. Pe. Clésio

Luiz Cláudio
05/11/2024 - 19h51
Enquanto brigamos, os "crentes" vão tomando conta de tudo. Cuidado, o Estado laico pode estar em risco!? Saúde, paz e luz aos irmãos e irmãs em Cristo. MG

Antônio Potulski
05/11/2024 - 19h33
Apoio e concordo com o que o Bispo falou, pois faz parte desde as primeiras comunidades cristãs. E, foi o maior pecado da igreja na Idade Média viver e instruir certas coisas, totalmente fora da realidade evangélica. Com o Concílio Vaticano II, a igreja deu uma abertura maior, sendo considerada Igreja, povo de Deus. E hj temos que seguir, onde estamos vivendo o Sínodo na igreja: uma igreja em saída, vivendo comunhão e participação e sendo missionária. Portanto, a muito tempo já foi orientado sobre a comunhão na mão. E o bispo faz uma reflexão excelente. Mas temos muitos, que se dizem cristãos, acho que só de nome, e são ultraconservadores, vivendo ainda no Concílio de Trento.

ELIENE FONSECA RODRIGUES
05/11/2024 - 19h07
Se os pastores estão fazendo o que fez Lutero, que abandonem a Igreja e fundem uma seita com suas próprias regras, o fiel é quem decide como quer receber a Comunhão, porém , o correto é na boca para evitar profanação ou o Arcebispo está com nojo dos fiéis??????? Como Ministra Extraordinária dou a Comunhão na boca sim e continuarei dando na boca, eu sei o que é a Eucaristia, mas muitos apostataram e já não acreditam que é Jesus . São lobos disfarçados . SÃO CRISOSTOMO DISSE QUE O CAMINHO PARA O INFERNO ESTÁ CHEIO DE CRÂNIOS DE BISPOS PROCUREN QUE VOCÊS IRÃO ENCONTRAR.

Mário José Neto
05/11/2024 - 19h06
Gente, há quanto tempo a comunhão é dada na mão, e esse povo ainda briga por isso? Tenho mais de sessenta anos, eu era adolescente quando quando quando a sagrada comunhão começou a ser dada na mão. O que vejo é uma vertente em veemente defesa do retorno da Igreja ao contexto pré-conciliar, em que a maioria, influenciada pelo clero conservador da mídia nem viveu. Aliás, nem eles mesmos viveram.

Nordeci
05/11/2024 - 19h05
Na igreja que frequento, a maioria das pessoas toma a comunhão na mão, inclusive eu, mas acho que deveria ser direto na boca, um respeito maior com nosso senhor Jesus Cristo. Não acho certo o bispo obrigar os fiéis a tomarem a eucaristia na mão, melhor deixar cada um à vontade.

José Carlos de Oliveira
05/11/2024 - 18h58
Eu, não assisti a missa nem ouvi este comentário do sr.arcebispo, mais eu acho que a igreja, não exigem muito rigidez, neste conceito de receber a santa eucaristia nas mãos,ou na boca! A menos que seja missa campal ou em ambiente com proporção de muito vento!!! Pode ocorrer que a hóstia consagrada se desprender das mãos do fiel!!! Mais fora a isso, é, normal se receber a história consagrada de forma, mais relativo ao local ou igreja que se frequenta.na opinião o que importa é estado de espírito de cada um,ao receber a santa eucaristia,se realmente está preparado,se fez uma santa confissão ou se está em estado de graça!!! Isso sim é o que importa!!! O resto são opiniões de cada um!!! Louvado seja Deus %uD83D%uDE4F

ELIENE FONSECA RODRIGUES
05/11/2024 - 18h56
Esse arcebispo da teologia da libertação é um herege, sua fala foi horrenda e ainda criticou os catequistas os Ministros Extraordinários! Eu como Ministra Extraordinária repúdio sua fala, Comunhão na mão é uma excesso, por causa de maus pastores os satanistas roubam e Eucaristia para profanarem na Missa negra. A nota de esclarecimento não serviu para nada, estão apoiando o erro e portanto erram também.

Osvaldo Resquetti
05/11/2024 - 17h52
Gostaria de saber se Jesus na Santa Ceia, ao distribuir o pão, colocou um pedaço na boca de cada apóstolo ou colocou nas mãos de cada um dele? Faz me rir está polêmica. É disso que o diabo gosta! Confusão dentro da Igreja, porque fora dela, o encardido já tomou conta. Tomo a comunhão na mão depois levo a boca. Outro dia em uma celebração, aqui em São Paulo, cerquei uma senhora que com a Hóstia na mão saiu passeando pela igreja. Me aproximei e pedi com autoridade de ministro para tomar a comunhão. Ela se ajoelhou e tomou a comunhão. Se não atendesse, não iria agredi-la. Devemos corrigir. Se não houver obediência e usar a comunhão para outros fins, Deus a julgará, pois não fui constituído Julgador das coisas e atitudes dos meus irmãos. Isto cabe a Deus e não a mim mero pecador.

Elifas Sarmento
05/11/2024 - 16h09
Não podemos aceitar doutrinas comunistas na igreja. Tem muita gente dentro da Catedral vivendo da igreja. Tem que acabar. Mandem esse povo trabalhar. A livraria Schuster está na sala da catedral há anos e pagando um valor muito baixo de aluguel

Rogério
05/11/2024 - 15h47
Tudo Santo.....querendo ir padaria o céu.

Edmilson Lopes
05/11/2024 - 15h07
O discurso do Arcebispo pode até ser resposta a um contexto, como vcs dizem. Creio que o problema foi a argumentação dele, apontando motivos que não justificam. Motivos mal fundamentados.

Ruben Aguiar
05/11/2024 - 14h58
Eu acho o seguinte: Esse infeliz não sabe que a Igreja tem duas portas sempre abertas, uma p vc entrar e outra para vc sair quer ser mais importantes que os docs da Igreja, vai ser PROTESTANTE, não fará nenhuma falta e sim um favor saindo da Igreja Católica, por sinal ja vai tarde.

Amiralda Alves
05/11/2024 - 14h37
Na nossa Diocese a eucaristia é entregue na mão do fiel e o Ministro da eucaristia fica próximo ao padre observando o fiel colocar na boca, não vejo nenhuma heresia ,desde da pandemia que é distribuída assim.

Edésio Michels
05/11/2024 - 14h35
Não faço parte da TFP, mas os respeito., no entanto assisti a celebração desta missa, e fiquei assustado com o modo de tratar o modo de recebermos a hóstia consagrada . O momento foi inoportuno , e desrespeito aos ministros da Comunhão e com os catequistas. O modo como o Bispo colocou o modo como muitos recebiam na boca a hóstia consagrada , foi uma manifestação meio agressiva . Se o pastor não visita as ovelhas para ver se tudo corre bem, me parece que um dialogo cordial seria mais conveniente e produtivo. Na igreja todos somos iguais pelo batismo, no entanto temos funções diversas . Me pareceu um pouco de falta de humildade e prepotência. Na igreja que somos nós , somos um corpo, onde cada membro tem sua função, mas a cabeça é Cristo. Que fatos como este não se repita publicamente, pois poderia ser falado ao grupo responsável da catequese e liturgia para esclarecer novas formas que o Igreja sugere. Deus seja louvado!

Carlos Antônio campos
05/11/2024 - 14h20
EU ACREDITO NAS APARIÇÕES DE ANGUERA. E LA NOSSA SENHORA VEM ALERTANDO QUE AINDA VEREMOS HORRORES DENTRO DA IGREJA. AGORA SO PRA LEMBRAR AOS VERDADEIROS CATÓLICOS, DEVEMOS OUVIR A DEUS E NÃO AOS HOMENS COMO ESSE BISPO. POIS ELA DISSE QUE O CORPO , SANGUE ALMA E DIVINDADE DE JESUS . ENTÃO TODO RESPEITO COM O NOSSO SALVADOR É POUCO. EU COMUNGO NA BOCA E SO NÃO ME AJOELHO , PORQUÊ DEVERIA SER COLOCADO SUPORTES NA FRENTE DO ALTAR , PARA O FIEL JA VIM PREPARADO NA FILA. CHEGA , SE AJOELHA , RECEBE A COMUNHÃO E SAI E NÃO ATRAPALHA NINGUÉM. SR BISPO E PADRES DESSA DIOCESE, SE VOCÊS NÃO TEM MAIS FÉ, PEDE PRA SAIR , É MELHOR DO QUE FICAR E DEPOIS DIANTE DE JESUS NO JULGAMENTO INDIVIDUAL, JESUS FALAR PRA VOCÊS, SE NÃO ME AMAVAM , PORQUÊ ACEITARAM O COMPROMISSO , QUE FÉ E ESSA DE VOCÊS ? É POR ISSO E MUITAS ABERRAÇÕES QUE VEM ACONTECENDO DENTRO DA IGREJA CATÓLICA DEPOIS DO VATICANO II, QUE A GENTE FICA MARAVILHADO QUANDO ASSISTIMOS UMA MISSA TRADICIONAL. MAS NÃO SE DESESPERE FIÉIS CATÓLICOS, É SO IGNORAR ESSES BISPOS E PADRES, SEGUIR SOMENTE BONS BISPOS E VERDADEIROS SACERDOTES. E O ESPÍRITO SANTO NÓS LIVRARÁ DA FALSA IGREJA QUE ENTROU DENTRO DA VERDADEIRA.

Eloi hanauer
05/11/2024 - 11h58
Escutei o arcebispo cobrando que não está certo tomar a hostia na boca,exeto deficientes. Mas achei que ele poderia orientar que fosse adotado apartir desde momento. Pois vi muitos tomando a hodtia na boca. Certamente não foi orientado ,ou não foi cobrado antes. Eu mesmo nunca ouvi nenhum padre até hoje dizer que tem que tomar a eucaristia somente na mão. Mas sempre é bom aprender o jeito coreto. Se da proxima vez ele vier aqui e acontecer ainda, aí sim terá razão pra chamar atenção. Dessa vez, acho que não era pra tanto.só minha opinião. Se é norma da igreja,precisa ser respeitada. Assim.eu aprendi mais sobre nossa igreja.

Demeter
05/11/2024 - 11h50
Infelizmente esse Sr em vez de falar a palavra de Deus e respeitar as tradições da igreja usa o tempo de falar de Deus e sua obra para falar dos seus gostos e achismos, deveria ser afastado e voltar aos estudos e fazer penitência pelo pecado da soberba e do orgulho.

celso dias
05/11/2024 - 10h52
O que não podemos é aceitar dentro da igreja católica é manifestações comunistas ou doutrinatórias que sejam contra os principios morais e dos ensinamentos da Bíblia Sagrada!

Envie seu Comentário