Paraná amplia mercado e bate recorde na venda de carne suína
Setembro foi o melhor mês para a exportação de carne suína paranaense desde 1997, quando teve início a série histórica do Agrostat, plataforma do Ministério da Agricultura e Agropecuária que acompanha o setor agropecuário no comércio exterior. Foram enviadas ao exterior no período cerca de 18,6 mil toneladas, o que produziu uma receita de US$ 47,7 milhões. No mesmo mês de 2023 o Paraná tinha vendido 17,1 mil toneladas, ou 9% a menos, enquanto o volume arrecadado foi de US$ 36,5 milhões, representando 25% a menos.
Esse e outros dados estão no Boletim de Conjuntura Agropecuária do Deral relativo à semana de 25 a 31 de outubro e que pode ser acessado na íntegra clicando AQUI. O mais novo mercado para a carne suína brasileira está nas Filipinas, que começou a importar o produto em julho. O Vietnã é cliente assíduo do Paraná desde outubro de 2018, mas pela primeira vez foi o principal comprador.
O boletim também aborda a alta no preço da carne bovina, o pequeno recuo na exportação de carne de frango e a evolução das safras de milho e soja, dentre outros assuntos. (Foto: AENPR)