Paraná não cobrará antigo DPVAT junto com o IPVA
O Governo do Paraná anunciou nesta quinta-feira (24) que não fará a cobrança do SPVAT (Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito) junto ao IPVA e o licenciamento de 2025. A medida foi adotada porque ainda não foram sanados por inteiro os questionamentos feitos à Caixa Econômica Federal, responsável por firmar convênios com os estados para efetuar a cobrança.
"Nós fomos procurados pela Caixa Econômica para viabilizar a cobrança e tivemos posição contrária, especialmente porque eles insistem na cobrança do início do ano e o Governo do Paraná faz as cobranças de taxas administrativas de licenciamento no segundo semestre para viabilizar melhores condições ao contribuinte", explicou o diretor do Detran/PR, Adriano Furtado.
O SPVAT foi recriado em maio de 2024 pela Lei Federal Complementar nº 207, após a extinção do antigo DPVAT, em 2019. De acordo com o Detran/PR, atualmente há 8,5 milhão de veículos ativos no Estado, mas o atraso na cobrança (que certamente será feita posteriormente pelo Governo Federal) implicará sobre 732 mil deles, o equivalente a 77% da frota. (Foto: AENPR)