Antigo Estádio do Pinheirão vai virar Centro de Eventos
Construído pela Federação Paranaense de Futebol e adquirido pelo empresário cascavelense João Destro em leilão realizado em 2012, mas inutilizado até hoje, o Estádio do Pinheirão, projetado para ser uma espécie de Maracanã dos paranaenses, está tendo toda sua área desapropriada pelo Governo do Estado para construção de um moderno espaço para grandes eventos. A medida consta no Decreto 7.669 , assinado nesta quarta-feira (23) pelo governador Ratinho Junior.
"Após muito tempo parado e pouco aproveitado, desapropriamos o Estádio do Pinheirão para fazer o maior e mais moderno Centro de Eventos do Brasil. O projeto foi feito pela Paraná Projetos e compreende uma arena de eventos, um centro de exposições para até 25 mil pessoas e todo um complexo comercial, com setor hoteleiro e boulevard com restaurantes e academia", explicou Ratinho Junior, ao assinar o decreto.
Segundo o governador, este é o primeiro passo de uma grande revitalização que será realizada naquela região, visando estimular o fluxo de turistas, que cresce exponencialmente ano a ano. "Será um lugar para grandes eventos, shows, encontros e exposições e a ideia é poder fazer desse complexo um grande atrativo para eventos voltados a cada vez mais turistas, o que significa mais dinheiro para o nosso comércio, restaurantes, hotéis, o setor de serviços que gera muito emprego para a nossa gente", acrescentou.
O PROJETO
O projeto contempla revitalização da área, que tem 124 mil metros quadrados e teve o seu valor avaliado pela Procuradoria-Geral do Estado, mas ainda depende de trâmite judicial para consumação do valor. O espaço foi arrematado por R$ 57,5 milhões à época.
A concepção de toda a Parceria Público Privada está sendo desenvolvida pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas em parceria com a Paraná Projetos. O estudo vai apontar o modelo de concessão da área para a iniciativa privada, que será responsável pela construção do conglomerado e poderá explorar o espaço, além das necessidades físicas, dimensionando o tamanho do Centro de Eventos e as outras estruturas do seu entorno, como arenas esportivas ou salas comerciais. Esse processo deve ser concluído nos próximos seis meses.
De acordo com o mapeamento atual da Secretaria de Estado do Planejamento, a previsão inicial é de que o antigo Pinheirão receba um investimento superior a R$ 1 bilhão, tornando-se um grande ativo para o Paraná. (Foto: Divulgação SEPL)