Pelo fim dos privilégios
Após passar por uma espécie de vestibular interno que é obrigatório no partido Novo, além de vencer a resistência da família, o médico Emerson Villanova decidiu se dedicar à política. Postulante a uma cadeira na Câmara Federal, ele foi um dos primeiros candidatos a deputado por Cascavel a passar pelo crivo do empresariado da cidade. Dentre outras coisas, assumiu com a diretoria da Acic na manhã desta quarta-feira o compromisso de, se eleito, lutar pela redução dos impostos e da burocracia, propor o fim do foro privilegiado e dar total apoio à continuidade da Operação Lava Jato. Perito do INSS e diretor clínico do Hospital Dr. Lima, Villanova não se incomodou em ir direto ao ponto em todas as questões abordadas e, apesar de reconhecer que o funcionalismo público precisa ser valorizado, disse que essa classe goza de vantagens que precisam ser revistas no âmbito dos três poderes. São os excessos, os auxílios descabidos e outras posturas que mantêm o País refém de uma máquina enorme e pouco eficiente, justificou ele, que também tem entre suas metas a defesa das bandeiras estratégicas voltadas ao desenvolvimento do Oeste paranaense. (Foto: Acic)
Cabo eleitoral
Quem também esteve hoje na Acic foi o coronel Washington Lee, ex-comandante do 5º Comando da Polícia Militar e candidato à Assembleia Legislativa pelo PRB. Além de destacar o que pretende fazer se eleito, com prioridade para a melhoria da segurança pública, ele fez questão de pedir o apoio do empresariado à candidatura presidencial de Jair Bolsonaro. "O jeito dele, às vezes grosseiro, sempre foi esse, mas é uma pessoa do bem e que pretende dar o seu melhor para ajudar a construir um novo Brasil", argumentou.
Nova data
A Comissão de Finanças da Câmara de Cascavel aceitou as argumentações do advogado Marcos Boschirolli e adiou a reunião que estava programada para hoje com Edgar Bueno. A justificativa é de que o ex-prefeito ainda não recebeu a documentação solicitada junto à atual administração para esclarecer as dúvidas remanescentes sobre as ressalvas do TCE-PR às contas de 2015.
Protagonista
Na novela em que se transformou a duplicação do trecho da BR-163 entre Cascavel e Marmeleiro, o ator principal não é nem de longe aquele deputado acertador de loterias que faz promessas mil e depois toma chá de sumiço para evitar cobranças. Ao tomar conhecimento de que o aviso prévio dos funcionários da empreiteira vence nesta sexta-feira, o que coloca a obra sob grave risco de paralisação, o empresário Assis Gurgacz arrancou do Dnit e do Ministério dos Transportes a promessa de liberação imediata de mais R$ 30 milhões.
Empregos
Segundo fontes do agronegócio, as 700 contratações que estão sendo feitas a partir de hoje pela Globoaves se destinam à implantação do sexto dia de abates na unidade frigorífica localizada em Cascavel, que passará a operar também aos sábados. É mais um passo para que o espólio do antigo Frigorífico Chapecó seja assumido definitivamente pela cooperativa Lar.
Desafio
Terceiro colocado nas pesquisas para governador do Paraná, João Arruda está desafiando o líder Ratinho Júnior e a segunda colocada Cida Borghetti a participarem de um debate público na Boca Maldita, no centro histórico de Curitiba. Além dele, Jorge Bernardi, Dr. Rosinha, Professor Piva e Ogier Buchi já garantiram que se farão presentes se o encontro for marcado.
Em cana
Luiz Suzuki, ex-prefeito de Medianeira, curtiu a liberdade enquanto pôde. Condenado a cinco anos de reclusão em regime semiaberto em um processo iniciado em 2009, ele foi preso pela Polícia Federal ontem à noite, quando tentava cruzar a Ponte da Amizade, e levado à 6ª SDP de Foz do Iguaçu para ser colocado à disposição da Justiça.
* Pílulas
* Agentes da Cettrans flagraram um veículo trafegando a 107 km/h na manhã desta quarta-feira, na Avenida Tancredo Neves. Detalhe: a velocidade máxima nessa via é de 60 km/h. * Interessados em fornecer bens e serviços à administração pública formam o público-alvo de um curso que será realizado de 12 a 14 de setembro, na Associação Comercial e Industrial de Cascavel. * Cerca de 60 imigrantes venezuelanos que se encontram em Roraima chegarão nos próximos dias à cidade paranaense Goioerê, onde serão acolhidos pela organização internacional Aldeias Infantis SOS. * O ex-vereador curitibano Professor Galdino dificilmente terá condições físicas para continuar sua corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa diante dos ferimentos graves sofridos ao ser espancado por um grupo de punks na noite de ontem. * O Senado Federal planeja investir R$ 548 mil em café apenas para consumo interno. Também pudera: são 29 toneladas e do tipo arábica, um dos mais caros. * Presos ilustres da Lava Jato estariam ganhando 20% de comissão para indicar advogados a novos comparsas que chegam ao Complexo Médico Penal de Pinhais, no Paraná. * Cida Borghetti e Beto Richa virão amanhã a Cascavel para prestigiar o lançamento da candidatura do deputado estadual André Bueno á reeleição.