Seminário foca melhora da gestão dos hospitais públicos paranaenses
Em torno de 250 gestores e representantes do HU de Cascavel e outros 18hospitais estaduais paranaenses retornaram nesta quarta-feira ao trabalho após participarem, em Curitiba, de um evento destinado a melhorar o atendimento prestado aos pacientes.
O VII Seminário da Qualidade em Hospitais Públicos, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde e encerrado ontem, focou principalmente na capacitação, uma vez que ofereceu palestras com profissionais que atuam em hospitais reconhecidos pela excelência, como o Albert Einstein e o Sírio Libanês, bem como para troca de experiências.
"Os hospitais tiveram a oportunidade de fazer visitas, um conhecendo o outro. Hoje os hospitais próprios têm uma identidade, eles participam da Rede de Atenção à Saúde e podem trocar experiências entre si", explica a superintendente das unidades hospitalares próprias do Estado, Vivian Raksa.
No caso dos quatro hospitais universitários vinculados à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a inserção no Programa de Qualidade permite que os acadêmicos de saúde em formação tenham contato desde cedo com os protocolos e práticas adotadas em todo o Estado. "Diminuímos a distância entre a formação teórica e a prática dos profissionais que estão sendo formados", disse.
SEGURANÇA
O seminário focou nos seis protocolos básicos de segurança do paciente que os hospitais precisam seguir. Esses protocolos, definidos pelo Ministério da Saúde, têm como função orientar os profissionais e evitar a ocorrência de incidentes adversos durante o atendimento.
Cada um deles versa sobre um tema diferente: identificação do paciente, prevenção de quedas, segurança no uso de medicamentos, prática da higiene de lavar as mãos, cirurgia segura e prevenção de úlceras e lesões na pele devido à longa permanência hospitalar. Para cada protocolo, há uma série de orientações que devem seguidas pelas equipes do hospital.
Conforme Vivian, a adoção dos protocolos e a participação no Programa de Qualidade de Segurança do Paciente permitem que as unidades próprias do Estado apresentem a mesma excelência no atendimento. "Houve melhoria na compra de insumos, materiais e na compra de equipamentos. Os hospitais puderam padronizar o sistema de gestão da qualidade, com formulários padronizados, sistema de prontuário eletrônico", lembrou. (Foto: Arquivo)