63 câmaras sem mulheres
Ainda há poucos dias comentamos nesta coluna sobre o baixo êxito feminino nas eleições municipais do início do mês, como que a dar veracidade àquele chavão sem graça que diz que "mulher não vota em mulher". E voltamos ao tema a partir de um balanço divulgado nesta sexta-feira (18) pelo portal G1 Paraná, feito com dados oficiais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
É bem verdade que em âmbito nacional o número de mulheres eleitas para as câmaras municipais cresceu para 18% no recente pleito - fruto, em boa medida, de várias campanhas desenvolvidas ao longo dos últimos anos -, mas ainda assim o Brasil figura apenas na 132ª posição num ranking envolvendo 183 países feito mensalmente pela organização não governamental Inter-Parliamentary Union.
Voltando ao Paraná, elas ocuparão, a partir de janeiro próximo, apenas 36 prefeituras 691 das 3.896 cadeiras nas câmaras municipais. E não haverá uma mulher sequer em nada que 63 câmaras, o que prova que o processo de empoderamento feminino na política paranaense ainda anda pra lá de capenga - em boa medida por conta do machismo que a domina, diga-se de passagem. Cascavel, a propósito, não faz parte desse retrato, mas elegeu apenas uma mulher entre 21 vereadores.
As cidades que não elegeram uma vereadora sequer são estas: Almirante Tamandaré, Araruna, Araucária, Ariranha do Ivaí, Barbosa Ferraz, Barracão, boa vista da Aparecida, Borrazópolis, Braganey, Brasilândia do Sul, Cafelândia, Califórnia, Campo do Tenente, Campo Largo, Cândido de Abreu, Cantagalo, Colombo, Corumbataí do Sul, Diamante do Norte, Farol, Fênix, Guaraci, Guaraqueçaba, Ibema, Ibiporã, Iporã, Itaipulândia, Itaperuçu, Ivaiporã, Ivaté, Jaguariaíva, Japurá, Mallet, Mauá da serra, Medianeira, Mirasselva, Nova Esperança, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Fátima, Nova Londrina, Nova Prata do Iguaçu, Ortigueira, Ouro Verde do Oeste, Peabiru, Pinhal de São Bento, Porto Amazonas, Porto Barreiro, Porto Rico, Presidente Castelo Branco, Primeiro de Maio, Rancho Alegre, Rosário do Ivaí, Sabáudia, Salto do Itaraté, Santa Cruz do Monte Castelo, Santa Mariana, São João do Triunfo, São Jorge do Ivaí, São Pedro do Ivaí, Sertanópolis, Sulina, Terra Boa e Xambrê. (Imagem: MPF)