Faltam 4 meses, mas Cascavel já vive o clima do Show Rural
Um dos maiores eventos tecnológicos da América Latina com foco na agropecuária, o Show Rural terá sua 37ª edição realizada entre 10 e 14 de janeiro do próximo ano. Estão faltando ainda 4 meses, mas isso não significa que o Centro Tecnológico da Coopavel, onde ele é realizado, esteja às moscas. Ao contrário.
Além da preparação do solo e do plantio de várias culturas, o local já começou a receber os primeiros sinais da transformação física necessária ao evento, que na edição de 2024 recebeu nada menos que 391 mil visitantes.
Nesta semana, representantes de 75 empresas estiveram reunidos para receber orientações sobre a montagem dos estandes. A recepção foi feita pelo presidente Dilvo Grolli, pelo coordenador geral Rogério Rizzardi e pela gerente do Show Rural, Adriana Gomes.
"Somos muito gratos a vocês e a todos que contribuem para tornar o Show Rural uma mostra de tecnologia reconhecida em todo o planeta", disse Grolli. Já Rizzardi relembrou as principais regras a serem seguidas durante a montagem e também agradeceu a colaboração de todos.
Um grupo de colaboradores ligados ao Sesmet (Setor de Segurança e Medicina do Trabalho) reforçou dicas de segurança e orientou sobre o correto uso dos equipamentos de proteção individual, enquanto a engenheira ambiental Lucimar Novaes falou da correta destinação dos resíduos gerados antes, durante e depois do Show Rural.
IMPULSO DAY
Nesta semana o espaço do Show Rural também recebeu cerca de 150 pecuaristas e técnicos da área de abrangência da Coopavel para o Impulso Day Bovinocultura de Leite e Corte. Organizado pelo Espaço Impulso e Itaipu Parquetec, o evento é parte da programação oficial do Pacto pela Inovação, liderado pela Fundetec e Iguassu Valley.
De acordo com o diretor de Negócios e Empreendedorismo do Itaipu Parquetec, Eduardo de Miranda, a programação foi cuidadosamente elaborada pensando em avanços para o agronegócio. Já a supervisora da área comercial de pecuária da Coopavel, a zootecnista Josiane Mangoni, explicou que finalidade do Impulso Day foi disponibilizar inovação com informações para que o pecuarista tenha soluções de qualidade para enfrentar os desafios da produção.
Um dos temas trabalhados nas palestras apresentadas foi o estresse calórico, que se não tratado corretamente afeta a produtividade dos plantéis. Há um produto, comercializado na Coopavel que, nutricionalmente, ameniza os impactos desse problema, disse Josiane.
O programa oficial abriu espaço também a startups que aprimoram tecnologias para a gestão da propriedade. "Nossos convidados trabalharam ainda, nas palestras, aspectos associados à saúde animal e nutrição", pontuou Josiane. (Foto: Divulgação)