"A saúde entra pelos olhos"
"A saúde entra pela boca", já diziam os antigos sobre a necessidade de se cuidar da alimentação. Hoje em dia, a julgar pelo "Deus nos acuda" das tais redes sociais - as recentes campanhas eleitorais foram claras demonstrações disso -, é algo correto e necessário, acima de tudo, trocando nesse ditado popular a palavra "boca" por "olhos".
Pois é justamente esse o espírito da Semana Detox Digital Paraná, instituída por lei estadual de autoria do deputado Cobra Repórter para conscientizar e prevenir os impactos negativos do uso inadequado da internet.
Cópia fiel da campanha nacional "Detox Digital Brasil", a iniciativa paranaense tem como um de seus pontos altos o "Dia D", uma provocação para que os participantes passem 24 horas longe do celular e do computador e perto da família, fazendo exercícios físicos, lendo e passeando ao ar livre, por exemplo.
O conceito de detox digital propõe uma desconexão temporária da vida virtual para se concentrar no presente, o que pode resultar em diversos benefícios, como melhora da saúde mental, fortalecimento dos laços pessoais e aumento da produtividade.
Entre os efeitos deletérios causados pelo uso abusivo do mundo digital estão dificuldades de aprendizagem, atrasos no desenvolvimento, dependência virtual, irritabilidade, problemas de visão e transtornos do sono. Fora as discussões banais que costumam separar amigos e até familiares, bem como os famigerados golpes financeiros.