Hospital da Unioeste prepara 50 novas cirurgias bariátricas
O Hospital Universitário deu mais um passo, nesta semana, à formação de um novo grupo de 50 pacientes que serão preparados para a realização de cirurgia bariátrica.
De acordo com o médico Allan Cézar Faria de Araújo, que coordena a iniciativa, anualmente 100 pacientes com indicação para o procedimento são encaminhados ao programa, sendo divididos em dois grupos que recebem acompanhamento por cerca de oito meses de nutricionistas, endocrinologistas e psicólogos, entre outros profissionais.
O primeiro grupo deste ano iniciou o acompanhamento em abril, e agora, no fim de setembro, outro grupo começou a participar das reuniões, que são preparatórias para a cirurgia, considerada de alta complexidade.
"Existe uma meta para que os pacientes reduzam o peso entre 5% e 10%. Essas avaliações são importantes para a melhora clínica dos pacientes, além de reduzir os riscos de intercorrências durante a cirurgia e no pós-operatório", explica o Dr. Allan.
Para ter acesso ao programa pelo SUS, o paciente deve primeiro procurar atendimento com um clínico geral em uma Unidade Básica de Saúde ou Unidade Saúde da Família da sua cidade e falar do interesse em fazer a cirurgia.
Os resultados do Programa de Atenção à Obesidade do Hospital Universitário, que atende pacientes das Regionais de Saúde de Cascavel, Toledo e Foz do Iguaçu, serão apresentados pelo Dr. Allan em um Congresso de Cirurgia Bariátrica que acontecerá em outubro, na cidade de João Pessoa. (Foto: Divulgação)