ASG públicos: Sisprime vira referência para o Brasil todo
A Sisprime do Brasil acaba de tornar seus compromissos Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) públicos, consolidando sua estratégia de sustentabilidade. Com padrão de excelência, a cooperativa estruturou sua Materialidade ASG, estabelecendo-se como referência entre as cooperativas de crédito independentes.
A materialidade ASG é o processo de identificar, priorizar os temas mais relevantes para a cooperativa, considerando as percepções dos públicos com os quais se relaciona. "Esse processo direciona nossos esforços para os temas de maior impacto para Sisprime, alinhando nossas ações às expectativas de nossos cooperados, colaboradores e comunidade", relata o Dr. Carlos Mascarenhas, Diretor Executivo da Sisprime.
Na Sisprime, essa jornada resultou na definição de seis compromissos de impacto positivo, alinhados aos Princípios do Cooperativismo e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:
- Finanças Sustentáveis
- Ecoeficiência
- Bem-Estar
- Cidadania Financeira
- Segurança e Privacidade dos Dados
- Transparência e Prestação de Contas
A construção da materialidade envolveu uma consulta com 958 pessoas e alcançou um grau de confiança de 95% na pesquisa. Esse processo engajou diversos públicos, incluindo cooperados, colaboradores, parceiros estratégicos e órgãos reguladores, na priorização dos temas mais relevantes para a cooperativa.
O Presidente da Sisprime, Dr. Alvaro Jabur, enfatiza a importância dessa iniciativa: "Reconhecemos que o desenvolvimento sustentável é fundamental para a continuidade do nosso negócio e para a sociedade como um todo. Nossa estratégia de sustentabilidade está integrada ao nosso modelo de negócios, orientando-nos não apenas a mitigar impactos negativos, mas também a potencializar impactos positivos sobre a economia, o meio ambiente e as pessoas".
Essa construção contou com o apoio do Programa ESG+COOP, oferecido pelo Sescoop/PR, e com a expertise da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), assegurando o rigor técnico de cada etapa do processo.
João Gogola Neto, Gerente de Monitoramento e Consultoria do Sescoop/PR, destaca que "sendo a primeira cooperativa independente a tornar pública sua materialidade, a Sisprime do Brasil se destaca como uma referência, não só pelas práticas que já adotou, mas também pela capacidade de influenciar e compartilhar experiências".