Voo para repatriar brasileiros já está a caminho do Líbano
De acordo com a Agência Brasil, um KC-30 cedido pela Força Aérea Brasileira partiu na madrugada desta quarta-feira (2) rumo ao Oriente Médio, devendo retornar de lá com até 220 brasileiros que querem deixar o Líbano por conta do conflito bélico com o Irã. A aeronave fará uma escala em Lisboa (Portugal) para reabastecer.
Esse é ainda o primeiro voo daquela que foi batizada como Operação Raízes do Cedro, e inúmeros outros serão necessários já que há, atualmente, 21 mil brasileiros natos vivendo no Líbano, inúmeros deles nascidos em Foz do Iguaçu e outras cidades do Paraná. Até o momento, 3 mil deles manifestaram o desejo de retornar.
Segundo as agências internacionais, os ataques aéreos israelenses a várias regiões do Líbano provocaram, desde o último dia 17, a morte de mais de mil pessoas, incluindo dois adolescentes brasileiros e seus pais, assim como um saldo de milhares de feridos. A situação em Beirute, a capital do país, é descrita como "tensa e terrível" por brasileiros que estão na região, com risco de guerra total. (Foto: Divulgação FAB)